Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN

Coordenador

Prof. Robson Alves da Silva

Currículo

  • Fisioterapeuta graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
  • Mestre em Fisioterapia (UFRN)
  • Especialização em Terapia Manual (UNI-RN)
  • Especialização em Avaliação do aparelho locomotor (UFRN)
  • Capacitação em Gestão de IES (Instituto Lobo)
  • Professor Substituto do Departamento de Fisioterapia da UFRN, nos períodos de 1995 a 1996 e de 1998 a 2000
  • Professor nas disciplinas de Fisioterapia aplicada ao aparelho locomotor do UNI-RN
  • Fisioterapeuta do Hospital Universitário Onofre Lopes (EBSERH/HUOL)

E-mail: fisioterapia@unirn.edu.br
Telefone: (84) 3215-2917 | (84) 3215-2945 | (84) 3215-2951

Sobre o Curso

  • Horário de funcionamento do Curso: O curso de Fisioterapia é matutino, com início às 7h e término às 12h10min.
  • Vagas: 100 vagas anuais
  • Tempo de integralização do Curso: Mínimo de 4 anos e seis meses e Máximo de 8 anos
  • Carga horária do curso: 4000 horas
  • Atos Autorizativos:
    • Autorização:
      Portaria Ministerial Nº 3.120 de 12/09/2005
    • Reconhecimento:
      PORTARIA MINISTERIAL Nº 706 de 19/05/2009
    • Renovação de Reconhecimento: 
      Portaria Ministerial Portaria Nº 45 de 14/02/2013
  • Conceito de Curso (CC): 4,0 (2012)

Formas de Ingresso

Processo seletivo (vestibular)
Transferência Externa
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Programa Universidade para Todos (PROUNI)

Objetivo

Formar um profissional que apresente responsabilidade social, capacitado a atuar na prevenção, reabilitação e cura das pessoas, promovendo melhoria na sua qualidade de vida, jamais abandonando seu senso investigativo e crítico reflexivo, na busca de seu aperfeiçoamento; que desenvolva a habilidade de promover a ação integral e integrada em saúde, na atenção às necessidades físicas, psíquicas e sociais dos indivíduos, sendo um fisioterapeuta que tenha espírito empreendedor e que saiba identificar e intervir continuamente na sua responsabilidade social, além de ser capaz de reconhecer o rigor técnico-científico e humano no desempenho profissional.

Perfil do Egresso

O Bacharel em Fisioterapia graduado pelo UNI-RN terá uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, agregada aos atributos técnico-profissionais. Fisioterapeutas que detenham uma visão ampla e global, e respeitem os princípios éticos/bioéticos e culturais do indivíduo e da coletividade. Capazes de ter como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades.

Competências e Habilidades

  • Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o, reconhecendo em cada área específica do conhecimento seus melhores atributos e favorecendo a articulação voltada para a ação integrada em saúde;
  • Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;
  • Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
  • Contribuir para a manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas;
  • Trabalhar na antecipação de problemas e agravos à saúde, proporcionando desta forma a efetiva prática da prevenção de doenças  ou afecções que possam trazer prejuízo à saúde e à vida das pessoas;
  • Realizar consultas, avaliações e reavaliações do paciente colhendo dados, solicitando, executando e interpretando exames propedêuticos e complementares que permitam elaborar um diagnóstico cinético-funcional, para eleger e quantificar as intervenções e condutas fisioterapêuticas apropriadas, objetivando tratar as disfunções no campo da Fisioterapia, em toda sua extensão e complexidade, estabelecendo prognóstico, reavaliando condutas e decidindo pela alta fisioterapêutica;
  • Elaborar criticamente o diagnóstico cinético funcional e a intervenção fisioterapêutica, considerando o amplo espectro de questões clínicas, científicas, filosóficas éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do fisioterapeuta, sendo capaz de intervir nas diversas áreas onde sua atuação profissional seja necessária;
  • Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;
  • Ser sensível à condição social daqueles que por ventura venha a ter contato como profissional, adequando sua abordagem às necessidades e desafios encontrados;
  • Desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos ou privados, além de assessorar, prestar consultarias e auditorias no âmbito de sua competência profissional e gerenciar os recursos humanos, administrando conflitos e buscando sempre decisões consensuais; 
  • Prestar esclarecimentos, dirimir dúvidas e orientar o indivíduo e os seus familiares sobre o processo terapêutico;
  • Manter controle sobre à eficácia dos recursos tecnológicos pertinentes à atuação fisioterapêutica garantindo sua qualidade e segurança bem como saber responder profissionalmente à situações inusitadas e de indisponibilidade de recursos técnicos;
  • Conhecer os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Fisioterapia e seus diferentes modelos de intervenção;
  • Proceder continuamente com a auto-avaliação crítica e reflexiva de sua condição profissional e de seu conhecimento técnico, tendo o compromisso e responsabilidade com o conhecimento e a atualização profissional em sua área de atuação;
  • Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional conhecendo e respeitando os deveres e os direitos que tem como fisioterapeuta, estabelecidos pelo Código de Ética da profissão, zelando e defendendo a imagem individual e coletiva da classe;
  • Apresentar uma atitude de compromisso e seriedade em relação ao tratamento dos pacientes, considerando sua totalidade como ser humano.

Área de Atuação

O Fisioterapeuta egresso do Curso de Fisioterapia do UNI-RN é o profissional que presta assistência ao indivíduo, à família e à comunidade e está habilitado em desenvolver as suas funções nas diversas áreas de atuação profissional. O fisioterapeuta conduz o paciente na reeducação de disfunções motoras e/ou na prevenção e promoção à saúde. Suas atividades poderão ser desenvolvidas nos três níveis de atenção à saúde, ou seja, em nível hospitalar, ambulatorial e domiciliar, bem como em clínicas privadas, empresas, academias de ginástica, clubes esportivos etc.

Mensalidade

Matrícula: R$ 1.175,89. A partir da 2ª parcela: R$ 1.117,09 (mensalidades pagas até o vencimento)

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), exigência das diretrizes curriculares do Curso de Graduação em Fisioterapia, é obrigatório e tem como objetivo propiciar ao aluno a demonstração do grau de habilidades adquiridas, o aproveitamento da temática escolhida, o estímulo à produção científica e o treinamento escrito e oral da interpretação crítica da área de estudo.

O Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo a iniciação científica dos alunos do Curso, sendo dividida em TCC I e II. O TCC I proporcionará condições para que o aluno inicie esta prática com a elaboração de um projeto de pesquisa, enquanto que no TCC II o aluno desenvolverá, de forma prática, o projeto anteriormente idealizado e deverá elaborar o relatório final da pesquisa em forma de artigo científico.

Atividades complementares

As atividades complementares possibilitam o reconhecimento por avaliação de habilidades, conhecimento e competências desenvolvidas pelo aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar.

São consideradas como atividades complementares:

  • Participação em projetos de assistência e atendimento à comunidade interna e externa do UNI-RN
  • Realização de disciplinas de outro curso superior, não constante do currículo, aceitas pelo Colegiado do Curso e pela Pró-Reitoria Acadêmica, não se constituindo em disciplina complementar do Curso
  • Visitas técnicas
  • Participação em conferências e palestras isoladas, seminários, exposições relacionadas à área do Curso
  • Participação, com apresentação de trabalho, em conferências e palestras isoladas, seminários, exposições relacionadas à área do Curso
  • Apresentação de trabalho (s) científico (s) nos congressos promovidos pelo UNI-RN
  • Curso de extensão na área do Curso
  • Estágio não obrigatório na área do Curso, oficializado pela Instituição
  • Apresentação de Monografia, desde que não seja atividade obrigatória do Curso
  • Extensão Universitária em projeto desenvolvido e aprovado pelo UNI-RN
  • Monitoria e/ou Bolsa de Iniciação Científica
  • Publicação de artigos em revistas científicas
  • Prêmios ou honrarias recebidas por execução de trabalho ou concurso na área do curso

Instalações

  • Salas de aulas climatizadas e equipadas com recursos audiovisuais e de multimídia, Internet e Intranet
  • Sala de videoconferência
  • Auditórios
  • Biblioteca
  • Salas de orientações acadêmicas
  • Gabinetes de professores
  • Sala de professores
  • Laboratórios de informática
  • Laboratórios da área da Saúde (Anatomia, Biologia e genética, Bioquímica, Fisiologia, Biofísica, Microbiologia, Histologia)
  • Laboratórios das disciplinas do núcleo específico do Curso (Laboratórios de Práticas Fisioterapêuticas I, II e III)
  • Centros de convivência (com livraria, copiadora e lanchonetes)
  • Centro de Gestão Acadêmica Nelson Mandela
  • Núcleo de Carreiras
  • Núcleo didático-psico-pedagógico
  • Núcleo de apoio à inclusão
  • Centrais de atendimento
  • Estacionamento
  • Parque poliesportivo

Diferenciais do Curso

Clínicas Integradas

As Clínicas Integradas foram preparadas para atender as exigências de acessibilidade ao portador de disfunções diversas, onde os alunos a partir do 6° período atenderão os pacientes oriundos da comunidade nas diversas áreas de atuação da fisioterapia, como: neurologia, ortopedia, reumatologia, geriatria, uroginecologia, dermato-funcional, pediatria e cardiorrespiratória.

Laboratórios de Práticas Fisioterapêuticas

Os Laboratórios de Práticas Fisioterapêuticas foram construídos especialmente para o curso de Fisioterapia e obedecem criteriosamente às necessidades previstas para o bom desempenho das atividades do curso. A área construída destes laboratórios tem um total de 196,68 m2, distribuídos nos Laboratórios de Práticas Fisioterapêuticas I, II e III.

As atividades realizadas no Laboratório de Práticas Fisioterapêuticas I visam possibilitar o entendimento do movimento humano com suas possíveis variações, realizando análises cinesiológicas utilizando os diversos recursos semiológicos, disponíveis para avaliação e interpretação. Neste laboratório também é possível facilitar o aprendizado através de simulações de processos patológicos e treinamento das técnicas cinesioterapêuticas, bem como possibilitar o aprendizado através de simulações de processos patológicos e treinamento das técnicas de terapia manual.

No Laboratório de Práticas Fisioterapêuticas II, trabalha-se o aprendizado através de simulações do tratamento de processos patológicos utilizando os recursos Eletro-Termo-Fototerapêuticos, proporcionando ao aluno maior habilidade e competência para o atendimento de futuros pacientes nos estágios supervisionados. Neste ambiente os alunos também realizam análises e interpretação de imagens e exames complementares.

O Laboratório de Práticas Fisioterapêuticas III é utilizado para a Disciplina de Próteses e Órteses, bem como para a confecção de órteses dos pacientes atendidos nas Clínicas Integradas.

Ambiente virtual para ampliar os espaços de aprendizagem

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) permite a gestão dos procedimentos da área acadêmica, englobando todas as atividades de pesquisa, ensino e extensão.
O uso dessa ferramenta educacional propicia o contato entre os docentes e discentes através de fóruns e chats, a disponibilização de materiais utilizados em sala de aula, sugestão de atividades de pesquisas, oportunizando a organização dos estudos pelos discentes.

Bolsas acadêmicas

O Curso de Fisioterapia oferece bolsas de monitoria, de Iniciação Científica institucional e governamental (PIBIC/CNPq).
O UNI-RN participa do Programa Ciências sem Fronteiras, iniciativa dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Matriz Curricular:

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