Conheça os comitês da UNISIM 2018 - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste

10.08.2018

Conheça os comitês da UNISIM 2018

Simulando o modelo dos organismos internacionais, seus conflitos e problemáticas, entre os dias 15 e 18 de agosto será realizada a XII Simulação Inter Mundi do UNI-RN. Com debates que trazem temas desde assuntos globais, como os direitos das mulheres, à crise hídrica no Nordeste do Brasil, o evento é voltado para estudantes universitários e do ensino médio. 

Simultaneamente, ocorrem os comitês da Corte Internacional de Justiça e a RIO+30, voltada para o ensino médio. Já para os universitários, acontece a Câmara dos Deputados, a Interpol e a Suprema Corte dos EUA, além da Imprensa Internacional, que abrange os dois públicos. Todos eles têm como objetivo exercitar a oratória e oferecer uma oportunidade de representar líderes políticos, diplomáticos e jurídicos. 

Sobre os comitês

-Câmara dos Deputados

Trazendo aspectos de comitês políticos e jurídicos, este ano, será feita a simulação da Comissão de Constituição e de Justiça e de Cidadania. Diferente de um comitê convencional, na Câmara dos Deputados o participante tem a possibilidade de se representar e defender seus ideais de uma maneira mais pessoal, ainda que de acordo com as políticas e diretrizes de seu partido.

-Interpol

A Interpol é uma organização global que permite que mais de 190 representantes de órgãos policiais de países-membros trabalhem em conjunto para combater o crime internacional. Na Assembleia Geral da Interpol, o tema conflitado é a utilização da internet na proliferação de crimes de tráfico, terrorismo, pornografia infantil, entre outros, em âmbito internacional.

-Suprema Corte dos EUA

Nunca simulado antes, a mais alta Corte Americana é reconhecida pela grande influência nas suas decisões, gerando precedentes aos demais Tribunais de todo o mundo. Por essa razão, será revisado por esse órgão jurisdicional, o julgamento do emblemático caso de Jeffrey Dahmer, famoso serial killer dos E.U. A, o qual cometeu 17 homicídios, necrofilia e canibalismo.

-Corte Internacional de Justiça

A Corte Internacional de Justiça (principal órgão judicial da ONU) será simulada no ano de 2003, julgando os Estados Unidos da América por negligência em dois casos relacionados à Ku Klux Klan, o primeiro no ano de 1957 e o segundo em 1964.

-RIO+30

A RIO+30 é um comitê futurista que simulará a Conferência para o Desenvolvimento Sustentável, no ano de 2022. Por isso, será levada em consideração a dinamização das relações internacionais até lá, mesmo estando em 2018, o enfoque temático será os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável adotado pela ONU no ano de 2015, como uma agenda de metas para o ano de 2030.

-Comitê de Imprensa Internacional 

O Comitê de Imprensa Internacional é o único comitê responsável por realizar toda a cobertura dos eventos e debates realizados nos três dias de simulação da UniSIM. Realizando atividades que permeiam a produção de textos, realização de entrevistas, fotos, filmagens, reportagens e vídeos, o CII estará de portas abertas aos estudantes de ambos os públicos: Ensino Superior e Ensino Médio.

UNISIM 

Fundada em 2006, a UNISIM - Simulação Inter Mundi, como projeto de extensão e pesquisa, tem por escopo promover a experiência para docentes, universitários e de ensino médio de simular em ambientes fidedignos aos de organizações internacionais e nacionais, simulando como integrantes do organismo. 


SIM, OBRIGADO!