Encontro de futebol reúne grandes nomes do esporte potiguar - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
07.04.2017

Encontro de futebol reúne grandes nomes do esporte potiguar

Sob uma perspectiva histórica do futebol, o comentarista esportivo e ex-jogador, Exmar Tavares, da rádio 98 FM, deu o ponta pé inicial do II Encontro de Futebol do RN, que acontece entre os dias 6 e 8 de abril no UNI-RN. 

Dentro da temática principal do evento, “O contexto do futebol do RN na atualidade”, Exmar, explanou sobre o crítico cenário em que se encontram os clubes estaduais. Segundo o comentarista, o campeonato potiguar tem grandes chances de perder duas equipes no próximo ano, reforçando a situação dramática do esporte. “Mas ainda é possível que a história venha a registrar, que pessoas com energia, mudarão o rumo do futebol do Rio Grande do Norte”, completa.

Alan Oliveira, marketing da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol, também marcou presença como componente da mesa, e lembrou o contexto do futebol potiguar sete anos atrás, quando o esporte tinha na cidade apenas uma placa de divulgação, hoje, somente de patrocinadores, somam-se dezesseis. Defendeu ainda a qualificação dos profissionais envolvidos na área e a necessidade de “entender que futebol não se faz mais como antigamente”. 

Os treinadores de três dos maiores times do Estado, ABC, América e Globo, participaram juntos, da discussão: “O contexto atual do futebol do RN na visão dos treinadores”, mediada pelo ex-treinador de alvinegros, alvirrubros e alviverdes, Ferdinando Teixeira. 

Declarações importantes para entender a situação do futebol do RN foram dadas pelos treinadores. Segundo Geninho, técnico do ABC, a manutenção das equipes depende de um trabalho coletivo, não apenas da diretoria ou da federação, por exemplo. “O futebol do RN ocupa um espaço pequeno no Brasil, mas tem grande potencial para crescer”, disse ainda.

Já Flávio Araújo, treinador do “Mecão”, atentou para a questão das categorias de base, onde são descobertos os grandes jogadores e no nosso estado vem passando por um verdadeiro descaso. E Luizinho Lopes, técnico do Globo FC, falou um pouco sobrea relevância da preparação a capacitação para crescer no esporte atualmente.

A iniciativa do evento é do professor Marcelo Henrique, do curso de Pós-Graduação em Metodologia do Futebol: Da iniciação ao alto rendimento, que pela segunda vez trouxe grandes nomes do esporte potiguar para compartilhar suas experiências com a academia. 

"O objetivo do nosso curso é promover a atualização e evolução dos conhecimentos, habilidades e atitudes dos profissionais que atuam na área dos esportes, no sentido de atender às exigências atuais e científicas do futebol moderno. E o Encontro ofereceu tudo isso. Todos os participantes são profundos conhecedores do assunto e contribuíram muito para a formação dos nossos alunos", afirmou o professor Marcelo Henrique.

O reitor, Daladier Pessoa Cunha Lima; o coordenador geral dos cursos de pós-graduação do UNI-RN, Aluísio Alberto Dantas; a coordenadora do curso de Educação Física do Centro Universitário, Vera Brüch; e o coordenador adjunto do curso de Educação Física, Paulo Castim, também prestigiaram o II Encontro de Futebol do RN. Assim como representantes dos maiores veículos de comunicação da imprensa potiguar.

GALERIA DE FOTOS 

SIM, OBRIGADO!