Experiência e aprendizagem na CASACOR RN - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN

06.11.2017

Experiência e aprendizagem na CASACOR RN

O universo da Arquitetura e Urbanismo é cheio de detalhes e estudos compondo inovações, projetos e obras que permitem o respeito do presente com o passado através do reuso e da preservação de monumentos históricos. Essa foi só uma base do que os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil puderam vivenciar na CASA COR RN 2017, a maior feira de arquitetura e design de interiores da América Latina. 

Os nossos alunos passaram por momentos de aprendizados importantes durante todas as fases da CASACOR RN, que teve fim no último final de semana de outubro. Desde o período de obras aos 45 dias de evento, eles estavam presentes juntos aos arquitetos mais conceituados do estado, aprendendo na prática conceitos arquitetônicos e da engenharia. 

As alunas de Arquitetura e Urbanismo, Mylena Ribeiro (2° período) e Luiza Dantas (4° período), tiveram a experiência de vivenciar um estágio durante a construção de toda estrutura da CASACOR RN. Elas puderem ter contato com fornecedores, além de praticar a função dos arquitetos dentro de grandes obras da construção civil.

“Ter a oportunidade de acompanhar o projeto e a obra da Casa Cor até a sua concretização e abertura ao público, foi fundamental para aliar o conteúdo didático da universidade à prática. Além de proporcionar a interação com inúmeros profissionais da área, a experiência gerou um networking enriquecedor para o caminhar da graduação”, comentou a aluna Luiza Dantas.

GALERIA DE FOTOS 

Com a estrutura e todos os ambientes montados, tivemos ainda a participação de 34 alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo. Eles contribuíram com os arquitetos como recepcionistas de cada ambiente da casa. A principal função era apresentar aos visitantes os conceitos, técnicas e materiais empregados. 

O professor Haroldo Maranhão também destacou a riqueza dessa experiência. “A parceria com a CASACOR possibilitou aos alunos do UNI-RN vivenciarem a intervenção em um edifício histórico, desde o desenvolvimento do projeto de arquitetura, passando pela execução da obra, até a fase de recepção da mostra”, disse. 

Assim como, “o vínculo da relação aluno/professor na prática profissional frente às possibilidades de atuação do arquiteto sendo protagonista, não somente do projeto, mas também da obra”.

Além dessas etapas, os alunos participaram de cursos com temas inovadores. Um deles foi o Passive House ou Construções Passivas, onde os professores Geovane Pacheco e Camila Furukava, além do discente Lucas Santo, tiveram a oportunidade de participar e transmitir os conceitos do curso aos demais estudantes.

Já a oficina de tijolos de adobe e revestimento, ministrada por Viviane Teles, contou com a participação dos alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. 

A aluna do 4º período de Arquitetura e Urbanismo Nadine Peixoto considera "um privilégio" participar da oficina com a arquiteta Viviane Teles. "Serviu para abrir ainda mais nossas mentes em relação à bioconstrução e nos incentivou a colocarmos em prática a arquitetura sustentável em nossos projetos daqui pra frente", enfatizou.

E para fechar a participação dos nossos alunos e professores na CASACOR RN, o professor Haroldo Maranhão, responsável pela elaboração do “Materplan”, fachadas, acessibilidade ao edifício e acompanhamento da execução destes projetos, recebeu o prêmio CASACOR na categoria Acessibilidade, e o aluno Lacerda Netto, premiado como melhor recepcionista da feira. 

“Gratidão pelo UNI-RN e às arquitetas que me proporcionaram essa experiência fantástica. Muito obrigado também a coordenadora Camila Furukava por ter levado todos nós a dar o máximo nessa experiência e nos preparar cada vez melhor pro mercado de trabalho”, disse Lacerda após receber o prêmio de melhor recepcionista da CASACOR RN.

Parabéns aos nossos alunos e professores pelo trabalho e esforço durante toda CASACOR RN!


SIM, OBRIGADO!