Inscrições abertas para aulas de capoeira - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste

02.05.2018

Inscrições abertas para aulas de capoeira

A capoeira é uma das representações culturais do nosso país, até 1930 foi uma prática proibida no território nacional, mas com o passar do tempo, passou a ser símbolo da identidade de muitos brasileiros. Em 2014, o gingado dessa dança foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. Por meio do Núcleo de Extensão, a coordenação do curso de Educação Física do UNI-RN, abriu inscrições para alunos e funcionários interessados na prática da capoeira. As aulas são realizadas todas as terças e quintas-feiras, a partir das 12h, na Academia Escola do UNI-RN.

O responsável pela orientação é o professor Edeilson Matias e as aulas são ministradas pelo contra mestre de capoeira William Marinho, estudante de Educação Física licenciatura. Segundo o William Marinho, "A capoeira é uma atividade que mistura arte-marcial, esporte e musicalidade. Isso faz com que as aulas sejam divertidas e dinâmicas. Além disso, traz muitos benefícios ao corpo e à mente". Para mais informações, os interessados podem entrar em contato através do telefone 988778886 (William Marinho).

A capoeira:

Introduzida no Brasil, principalmente, por descendentes de escravos africanos, a capoeira se caracteriza por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas. Uma característica que a difere da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes de capoeira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar.

A inclusão da atividade como prática de extensão curricular está em sintonia com a Lei 10.639/2003, a qual motivou o Conselho Nacional de Educação a aprovar o parecer CNE/CP 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a serem executadas pelas instituições de ensino.

Além de estar em consonância com essa lei, o curso de capoeira também tem como finalidade oferecer a pratica de uma manifestação cultural genuinamente afro-brasileira que engloba uma diversidade de conhecimentos dentro de uma só pratica, oferecendo a seu praticante melhoria no bem estar e na qualidade de vida.

 

 

 


SIM, OBRIGADO!