Nutrição realiza exposição sobre Substâncias Tóxicas e Alimentação - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste

20.09.2018

Nutrição realiza exposição sobre Substâncias Tóxicas e Alimentação

O Átrio Central do UNI-RN foi palco, na manhã desta última quarta-feira (19), da exposição “Contaminantes Ambientais, Substâncias Tóxicas e Alimentação”, mostra integrativa realizada por alunos do 2º, 4º e 6º períodos do curso de Nutrição, como parte da disciplina Tópicos Especiais em Nutrição, ministrada pela professora Kahula Costa.  

A exposição foi direcionada ao público geral, recebendo a visita de alunos de diversos cursos da Instituição. Os temas principais foram: agrotóxicos, orgânicos, plásticos, panelas, métodos de preparo, edulcorantes, conservantes e corantes. Cada um desses temas foi pesquisado e apresentado de forma lúdica pelos alunos da disciplina, divididos em nove grupos.

“Os alunos pesquisaram os assuntos em artigos científicos, livros, sites. E foram orientados a adequar o nível da apresentação de acordo com o público, trazendo informações mais científicas e aprofundadas para os colegas do curso e professores da área e informações mais práticas e menos técnicas para o público leigo”, destaca Kahula, professora responsável pela atividade. .

Os assuntos expostos pelos alunos trataram sobre riscos das substâncias tóxicas associadas aos alimentos, desde seu cultivo até os métodos de preparo e armazenamento.  Aditivos químicos presentes nos alimentos industrializados, como corantes e conservantes, também foram pontos levantados pelos alunos.

Além disso, os alunos também trouxeram a proposta de promover reflexões acerca dos impactos ambientais que o consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados pode causar, tanto para saúde do corpo como para o meio ambiente.

Como método de avaliação, cada aluno que participou da atividade integrativa deveria observar os nove grupos expositores e preencher um formulário de avaliação. Esse método faz com que o aluno não se prenda apenas ao tema que pesquisou, explica a professora responsável pela atividade. “Isso foi muito bom porque promoveu uma troca de informações entre os alunos e uma construção coletiva dos saberes”, finaliza Kahula.

O curso de Nutrição do UNI-RN é coordenado pela professora. Carina Leite de Araújo Oliveira. Saiba mais em NUTRIÇÃO UNI-RN

Confira um pouco mais sobre a exposição no Átrio Central na GALERIA  de fotos.


SIM, OBRIGADO!