Palestra sobre doença de Parkinson abre XII Encontro de Anatomia - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN

13.04.2018

Palestra sobre doença de Parkinson abre XII Encontro de Anatomia

Os avanços das pesquisas sobre a doença de Parkinson no Brasil, apresentados pela pesquisadora do Hospital Sírio Libanês (SP), a professora doutora Raquel Martinez, na noite da quinta, 12, na abertura do XII Encontro de Anatomia do UNI-RN, no Hotel Holiday Inn, em Natal, ainda não representa a cura, mas traz melhoras significativas na qualidade de vida de pacientes com a doença.

Eletrodos implantados no cérebro têm parado os tremores, melhorado o apetite e o sono. Apesar disso, o procedimento cirúrgico ainda não chega a todos os pacientes. O custo da cirurgia é um obstáculo e, por essa razão, o SUS limita o número de pacientes a serem beneficiados com o procedimento.

Ainda assim, a equipe da professora Raquel, no Sírio Libânes, liderada pelo neurocirurgião Erich Fonoff, que também veio a Natal para prestigiar  a abertura do XII Encontro de Anatomia, segue firme no propósito de avançar cada vez mais nas pesquisas e torná-la acessível ao maior número de pacientes  possível. “Nosso desafio é tornar o mundo melhor para as futuras gerações, e a pesquisa representa o caminho para isso”, disse.

Segundo a pesquisadora há fases específicas da doença em que o procedimento pode ser realizado: inicial e intermediária. No estágio avançado, a cirurgia perde sua eficácia.   

Todo o procedimento e seus avanços para a melhoria da qualidade de vida do paciente foram mostrados pela pesquisadora durante a sua palestra na abertura do encontro, que teve em sua plateia estudantes, professores, coordenadores de cursos, convidados e gestores do Centro Universitário. 

“Este é um evento que já se consolidou no calendário acadêmico da nossa instituição e que merece todo nosso apoio pela qualidade do conhecimento que é mostrado aqui”, disse o reitor. 

O evento, que se encerra no sábado (14) com vários minicursos, é coordenado pelo professor doutor André Davim, coordenador da disciplina de Anatomia do UNI-RN. Na organização do encontro ele conta com o apoio dos professores Diego Albuquerque e João Faustino, além do grupo de alunos que integram a Liga de Anatomia do UNI-RN.

SIM, OBRIGADO!