Autismo: projeto usa a prática de esportes como de forma de inclusão - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN

02.04.2018

Autismo: projeto usa a prática de esportes como de forma de inclusão

No dia 2 de abril é comemorado o dia Mundial da Conscientização do Autismo e o UNI-RN veste essa campanha, não apenas no mês de abril, mas durante todo o ano com os diversos projetos desenvolvidos para esse público, pesquisas científicas envolvendo nossos cursos de graduação e o oferecimento de serviços de saúde nas Clínicas Integradas.

Uma das iniciativas que vem se destacando é o Projeto Esporte Superação. Atualmente coordenado pela professora Marília Rodrigues, do curso de Educação Física, o projeto atende cerca de 160 pessoas, sendo 65 diagnosticadas com o Transtornos de Espectro Autista (TEA). As modalidades oferecidas são natação, triathlon, tênis e parataekwondo.

A inclusão de crianças e adultos por meio do esporte é um dos principais objetivos do projeto desenvolvido desde 2016 no UNI-RN.

Projeto Esporte Superação 

O projeto Esporte Superação, desenvolvido pelo Núcleo de Inclusão do UNI-RN,  tem por objetivo oportunizar práticas esportivas, da iniciação ao alto rendimento, a crianças com deficiência física. No projeto, coordenado pela professora Marília Rodrigues, do curso de Educação Física do UNI-RN, elas participam de aulas de natação e de outras modalidades.

A iniciativa, que conta com o apoio do Laboratório de Avaliação do Desempenho Humano do curso de Educação Física do UNI-RN, e da UFRN, através da Base de Pesquisa em Atividade Física e Saúde (AFISA), é interdisciplinar. A professora Marília Rodrigues ministra a disciplina Esporte para pessoas com deficiência.

SIM, OBRIGADO!