Saiba mais sobre as ações realizadas pelo UNI-RN Sustentável - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste

02.01.2018

Saiba mais sobre as ações realizadas pelo UNI-RN Sustentável

Não é de hoje que o UNI-RN se preocupa com o meio ambiente. O sentimento de preservação é estimulado pela localização privilegiada do campus, dentro do 2° maior parque florestal urbano do Brasil, o Parque das Dunas, ocupando uma área de 180.000 m². O compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade com o meio ambiente são princípios da instituição, que promove constantemente ações de conscientização e projetos de sustentabilidade com alunos, professores e colaboradores. 

O Programa UNI-RN Sustentável é interdisciplinar e um dos cursos mais engajados com a maioria dos eixos do programa é o curso de Engenharia Civil, além da atuação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Nutrição. Em 2017, o UNI-RN alcançou o 3° lugar, dentre 15 instituições brasileiras, no UI GreenMetric Ranking, desenvolvido pela Universidade da Indonésia, analisando todas as ações de viés sustentáveis aplicadas nas entidades: destino do lixo, infraestrutura, educação, eficiência energética, transporte e água, reconhecendo todo trabalho realizado pelo núcleo UNI-RN Sustentável. 

Dentro do programa são promovidas atividades de Educação e Gestão Ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos, descarte correto do lixo eletrônico com um ponto de coleta permanente, aproveitamento de água por fontes alternativas, parcerias com a ONG WWF Brasil, horta orgânica, compostagem e toda a flora do campus passa por um processo de identificação. 

Ainda em 2017, foi implantada no campus a Casa Ecológica, desenvolvida por alunas do curso de Engenharia Civil, reutilizando todo o material da própria instituição. O ano de 2018 promete muitas novidades, incluindo a substituição das lâmpadas normais da área externa do campus por lâmpadas com sensores de luminosidade, prevenindo o desperdício de recursos energéticos.

O programa busca se expandir constantemente por meio de seminários, projeto e conteúdos pedagógicos propostos pelas disciplinas. Além disso, “os professores incentivam os alunos a terem um olhar voltado à preservação, pois o cuidado com o meio ambiente não se relaciona apenas ao futuro, mas a necessidade atual”, relata a coordenadora do UNI-RN Sustentável, Maura Marjorie. 

Projetos: 

Aproveitamento da Água Através de Fontes Alternativas

Com o objetivo de reaproveitar a água que cai dos aparelhos de ar-condicionado e da chuva, os alunos do curso de Engenharia Civil desenvolveram o projeto de construiu quatro tanques para compor o reservatório do campus para irrigar as plantas e a horta e auxiliar na limpeza de áreas comuns do Complexo de Ensino Noilde Ramalho.

Parceria WWF

A ONG WWF Brasil foi uma das primeiras a incentivar o projeto UNI-RN Sustentável, firmando parceria ainda no II Seminário de Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade, em 2015. Durante o seminário, houve evento neutro, com o lançamento da "Calculadora Individual da Pegada Ecológica Brasileira”, medindo a emissão de carbono do evento, calculando o gasto com o transporte de cada pessoa que estava no campus. 

Compostagem

Desenvolvido pelos alunos do segundo período do curso de Engenharia Civil, essa ação realiza o reaproveitamento do lixo resultante da poda de árvores, galhos, folhas, grama e plantas como adubo orgânico. 

Identificação das plantas do campus

Uma iniciativa que proporciona melhor conhecimento das diversas espécies de plantas que compõe a flora do campus UNI-RN, foi inserir identificação em placas com os nomes científico e popular de cada planta, facilitando o reconhecimento. 

Parceria com Parque da Cidade

Desde 2014, o UNI-RN Sustentável apoia diversas ações do Parque da Cidade, fornecendo placas de identificações, disponibilizando equipes multidisciplinares de alunos e professores para atender à população visitante durante os eventos. Outro ponto dessa parceria é quando há a necessidade de realizar reflorestamento, as mudas que o UNI-RN recebe são entregues pelo parque da cidade. 

Casa Ecológica 

Além de todos esses projetos, foi implantada durante esse ano a Casa Ecológica. As alunas Isabela Dantas, 4° período de Engenharia Civil, e Fabiana Maiany, 6° de Engenharia Civil, foram responsáveis pelo processo de ambientação. “Todo o material foi reutilizado de obras da própria instituição, como as janelas que são do antigo auditório das escolas ED/HC e a cadeiras antigas do Centro de Convivência Clara Camarão”, explica Isabela. Elas foram orientadas pelo professor Fábio Pereira, o responsável pela parte estrutural da casa.


SIM, OBRIGADO!