UNI-RN ganha novos pontos de aproveitamento de água - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
09.12.2016

UNI-RN ganha novos pontos de aproveitamento de água

O projeto "Aproveitamento da Água Através de Fontes Alternativas" ganhou mais dois reforços. Agora, o bloco de aulas Terra e o Laboratório de Química da instituição também utilizam a água que cai dos aparelhos de ar-condicionado e da chuva para regar plantas e na limpeza de áreas comuns.

A iniciativa foi idealizada por professores do curso de Engenharia Civil, com envolvimento dos alunos, e integra o Programa UNI-RN Sustentável. Já chegou a armazenar, em apenas uma semana, com aparelhos de ar-condicionado funcionando entre quatro e seis horas por dia, cerca de 3 mil litros de água. E o mais importante: potável.

Engenharia Civil é no UNI-RN! Vestibular terças e quintas

Segundo o coordenador Fábio Pereira, "a iniciativa poderia ser copiada pelo poder público como estratégia de solução para os problemas de abastecimento, tendo em vista que é um projeto simples e os custos para executá-lo são baixos". O próximo passo, ele diz, é fazer o aproveitamento da água do mar, utilizando dessalinizadores.

O projeto abarca todo o Complexo de Ensino Noilde Ramalho, envolvendo a Escola Doméstica de Natal e o Complexo Educacional Henrique Castriciano. A coleta se dá por meio de calhas.

SIM, OBRIGADO!