UNI-RN tem pesquisa - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste

05.10.2018

UNI-RN tem pesquisa

Durante o período acadêmico, a produção de artigos científicos contribui diretamente para a formação e na descoberta de técnicas contemporâneas, permitindo que o aluno desenvolva novos saberes de forma significativa.

No decorrer de alguns meses, Ingrid Lannay, aluna do 8º período do curso de Nutrição, orientada pelo professor Alexandre Serquiz, desenvolveu o artigo “Avaliação de Suplementos de Proteína Isolados de Vegetais (Soja, Ervilha e Arroz) no Ganho de Peso e Consumo de Alimentos em Ratos Wistar"”, o qual lhe rendeu publicação na revista americana Archives of Physical Health and sports Medicine.

Para Ingrid, a escolha do tema se deu por notar que, hoje em dia, as pessoas buscam um padrão estético corporal, a maioria delas buscando ganhar massa magra. Isso fez com que crescesse o número de adeptos a práticas esportivas, ao uso de produtos mais saudáveis e ao consumo de suplementos proteicos isolados à base de vegetal.

Com testes feitos em ratos wistar, a pesquisa constatou que o consumo desses produtos, à base de vegetal, talvez não seja a melhor alternativa para quem quer ganhar massa magra. Pelo contrário, poderia acabar gerando perda de peso. “Esse efeito da redução no ganho de peso, provavelmente, se deu pela saciedade desses animais, que consequentemente fez com que eles reduzissem o seu consumo alimentar e calórico”, comenta a aluna.

“Poder divulgar nossas descobertas para comunidade acadêmica é uma sensação de dever cumprido e reconhecimento. Para mim, a importância de ter um artigo publicado vai além de uma realização pessoal, é uma contribuição social, uma contribuição para ciência, para novos conhecimentos. As informações geradas se tornam facilmente acessíveis e podem vir a ser úteis, colaborando para o avanço do conhecimento e da nutrição. Dessa forma, é importante que as instituições de ensino incentivem a contínua publicação de artigos científicos produzidos por seus professores e estudantes”, explica.

De acesso aberto, a Archives of Physical Health and sports Medicine é um periódico médico internacional que foca em pesquisas originais de aprimoramento do desempenho esportivo, nutrição, equipamentos e treinamento, síndromes médicas associadas ao esporte e exercício, exercício para reabilitação e saúde. 


SIM, OBRIGADO!