NOTÍCIAS

09.08.2018

Alunos de Engenharia se destacam com projetos sustentáveis

Você sabe o que um Engenheiro Civil faz? São muitas as atribuições desse profissional que projeta, gerencia e executa diferenciados tipos de obras, desde as mais simples àquelas que impressionam pela ousadia. Mas, com o passar dos anos, o avanço das construções podem acabar tendo um impacto negativo no meio ambiente. Então, também é papel dos novos engenheiros civis pensar em formas alternativas que não prejudiquem a qualidade e segurança das construções, e que estejam alinhadas com a preservação do meio ambiente.

Aqui no UNI-RN os alunos do curso de Engenharia Civil já desenvolvem projetos sustentáveis desde os primeiros períodos da graduação. As pesquisas giram em torno, principalmente, das energias renováveis, reaproveitamento de água, automação de sistemas e da substituição de alguns componentes em materiais de construção que diminuem o impacto no meio ambiente e ainda barateiam esses materiais. 

Todos esses projetos são desenvolvidos dentro do UNI-RN Sustentável: Núcleo de Gestão e Educação Ambiental, coordenado por Maura Marjorie e pela gestora ambiental Mariana Nunes, sob a orientação do professor Fábio Pereira, coordenador do curso de Engenharia Civil. 

Conheça abaixo alguns dos projetos desenvolvidos pelos alunos de Engenharia Civil:

- Tinta Ecológica: O aluno Rodolfo Tanaka, do 3° ano do curso, produziu uma tinta marrom à base de terra e água, ou seja, percebemos uma ausência de solventes, ela foi usada nas paredes da Casa Ecológica do UNI-RN. Após uma análise, ele concluiu que com o uso dessa tinta gerou uma economia de material de construção, além de não agredir o meio ambiente, pois ela é à base de água e sem solventes. 

- Protótipo de Dessalinizador: Dentro da disciplina Energias Renováveis os alunos Eudes Francescolli, Anne Caroline, Samara Regina e Marina Bezerra, todos do 5° ano, construíram um protótipo de Dessalinizador que também funciona com o uso de energia solar. Segundo os alunos, o equipamento é do tipo caseiro, feito com materiais de fácil acesso e baixo custo, mas a qualidade da água é a mesma, a única diferença e a quantidade menor produzida. 

- Automação: Cynthia Mesquita e Adler Torres são estudantes do 2° ano e estão finalizando a implantação de um sistema de automação da irrigação da horta orgânica do UNI-RN. A água da chuva é coletada por meio de calhas instaladas nos prédios da instituição e provenientes dos ares-condicionados, ela é armazenada, para finalmente ser usada na horta e assim diminuir o desperdício. 

- Concreto com pó de granito: André Guedes está no 4° ano do curso e também a frente de uma pesquisa que usa o pó de granito, um rejeito comum em marmorarias, na produção de concreto. O pó, que seria descartado pelas empresas, substitui o uso da areia, além de ser um material mais barato, diminuindo com isso o custo do concreto e o impacto no meio ambiente.

- Concreto com pó de scheelita: o concreto também pode ser barateado usando rejeitos e/ou resíduos originários da construção civil. E foi isso que o aluno Lucas Gabriel fez. Ele substituiu a areia, usada na produção do concreto, por pó de scheellita e concluiu que gera uma economia de 26% em relação ao concreto comum. Além disso, o concreto com pó de scheelita pode ser usado em todos os tipos de obras, pois está dentro da normalização técnica exigida. 

- Argamassa com pó de scheelita: Samara Regina também utilizou o pó de scheelita como alternativa na produção de argamassas. O objetivo foi colaborar com a sustentabilidade e encontrar uma alternativa para o resíduo que inicialmente seria descartado na natureza. 

Saiba mais sobre o curso de Engenharia Civil AQUI. Vestibular todas as terças e quintas, 

inscreva-se!

Agende seu atendimento

Entre também em contato através do telefone (84) 3215-2970 | 3026-4003
Horários de atendimentos: Segunda à Sexta das 8:00 - 11:30 e das 17:30 - 21:00, mediante agendamento.