Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN

Central de Atendimento: 84 3215.2939

  • ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste

Coordenadora

Profª. Camila Furukava
arquiteturaeurbanismo@unirn.edu.br

Currículo

Doutora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – UFRN;
Mestre em Arquitetura e Urbanismo – UFRN/2012;
Arquiteta e Urbanista – UFRN/2009;
Tecnóloga em Produção Civil – CEFET/2005.

Sobre o Curso

- Horário de funcionamento: Matutino (7h às 11h45);
- Vagas: 60 vagas anuais;
- Tempo de integralização: mínimo de 5 anos (10 semestres);
- Carga horária total: 3.640 horas;

Atos Autorizativos

Resolução nº 001/2016-Consuni/UNI-RN

Objetivo

Formar profissionais de nível superior em Arquitetura e Urbanismo, com qualidade, por meio de ações inovadoras, para o desenvolvimento da sociedade. Com base nisto, formar profissionais generalistas alinhados a demandas locais, metropolitanas e regionais, capazes de atuar e colaborar com um maior leque de atribuições da arquitetura e urbanismo, segundo as demandas do mundo de trabalho e da própria arquitetura, do urbanismo, conforme a lei federal n° 12.378/2010; Mobilizar estratégias de ensino atualizadas e inovadoras que estimulem simultaneamente o conhecimento teórico, empírico e experimental, combinando o uso de tecnologias digitais, ateliês, laboratórios e vivências; Promover integração curricular horizontal e vertical que trabalhem habilidades, competências e atitudes transdisciplinares, resultando em produtos educacionais materializados, construidos com base em demandas reais; Trabalhar com equipes transdisciplinares e temas transversais na produção técnica com sólido embasamento teórico e prático, compreendendo o conhecimento como elemento dinâmico, o que demanda a contínua capacitação; Colaborar para a melhoria da qualidade de vida nos assentamentos humanos e da valorização e conservação do patrimônio socioambiental e cultural, trabalhando a arquitetura e o urbanismo como instrumentos de atuação e de transformação social e cultural; Impulsionar a produção científica.

Perfil do Egresso

O perfil do egresso é um profissional generalista, dinâmico e competente, capaz de analisar, planejar, projetar, intervir e construir, tendo em vista a compreensão e a tradução das necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades de maneira criativa, com domínio tecnológico, exercendo sua prática com sólido embasamento técnico-científico, visão crítica, empatia, valorização e conservação do patrimônio construído, socioambiental e cultural, preparado para o exercício pleno da cidadania e de suas atividades no mercado de trabalho, pautado pelo respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente.

Competências e habilidades do Aluno

Um profissional com sólida formação generalista, autonomia, proatividade, sensível às necessidades dos indivíduos, dos grupos sociais em todos os contextos, assim como, solidário no exercício da cidadania; resiliente e colaborativo no trabalho em equipes, na compreensão de processos e tomada de decisões com visão integrada nas diversas áreas de sua competência; atuante de maneira ética e sustentável com os conhecimentos técnicos e com as novas tecnologias; que trabalha de maneira consciente com os bens socioambientais, paisagem, patrimônio cultural e tecnológico, comprometido com a conservação e valorização do patrimônio construído e natural; que busca constantemente capacitação, transformação e inovação para sua prática profissional; com amplo domínio do processo de projeto e dos aspectos técnicos da profissão; crítico, reflexivo, criativo, transdisciplinar, empático as demandas sociais, empreendedor e inovador nas questões relacionadas ao seu fazer profissional; capaz de atuar em diferentes contextos sociais, econômicos, culturais e ambientais.

Área de Atuação

Conforme Lei 12.378/2010 que regulamenta a profissão do Arquiteto e Urbanista. O arquiteto formado poderá atuar com: Arquitetura e Urbanismo, concepção e execução de projetos; Arquitetura de Interiores, concepção e execução de projetos de ambientes;

Arquitetura Paisagística, concepção e execução de projetos para espaços externos, livres e abertos, privados ou públicos, como parques e praças, considerados isoladamente ou em sistemas, dentro de várias escalas, inclusive a territorial;

Patrimônio Histórico Cultural e Artístico, arquitetônico, urbanístico, paisagístico, monumentos, restauro, práticas de projeto e soluções tecnológicas para reutilização, reabilitação, reconstrução, preservação, conservação, restauro e valorização de edificações, conjuntos e cidades;

Planejamento Urbano e Regional, planejamento físico-territorial, planos de intervenção no espaço urbano, metropolitano e regional fundamentados nos sistemas de infraestrutura, saneamento básico e ambiental, sistema viário, sinalização, tráfego e trânsito urbano e rural, acessibilidade, gestão territorial e ambiental, parcelamento do solo, loteamento, desmembramento, remembramento, arruamento, planejamento urbano, plano diretor, traçado de cidades, desenho urbano, sistema viário, tráfego e trânsito urbano e rural, inventário urbano e regional, assentamentos humanos e requalificação em áreas urbanas e rurais;

Topografia, elaboração e interpretação de levantamentos topográficos cadastrais para a realização de projetos de arquitetura, de urbanismo e de paisagismo, foto-interpretação, leitura, interpretação e análise de dados e informações topográficas e sensoriamento remoto;

Tecnologia e resistência dos materiais, dos elementos e produtos de construção, patologias e recuperações;

Sistemas construtivos e estruturais, estruturas, desenvolvimento de estruturas e aplicação tecnológica de estruturas;

Instalações e equipamentos referentes à arquitetura e urbanismo;

Conforto Ambiental, técnicas referentes ao estabelecimento de condições climáticas, acústicas, lumínicas e ergonômicas, para a concepção, organização e construção dos espaços;

Meio Ambiente, Estudo e Avaliação dos Impactos Ambientais, Licenciamento Ambiental, Utilização Racional dos Recursos Disponíveis e Desenvolvimento Sustentável.

Mensalidade

De: R$ 1.576,51

Por: R$ 945,91* 

valor a ser pago a partir da 2º semestralidade. A 1ª semestralidade já possui desconto de 50%. 

Diferenciais do Curso

Estrutura física: Um bloco de aulas e laboratórios novinho, acessível, ventilado naturalmente por meio de amplas janelas e portas, com elevada taxa de renovação do ar e possibilidade de uso de ar condicionado. Um campus cheio de verde, flores e locais humanizados para trabalhar com afeto e saúde seu aprendizado.

Laboratórios especializados; sala de aula multi utilitária; sala de informática com programas atualizados – AutoCAD, REVIT, Sketchup, GIS, dentre outros; sala de artes, uma horta orgânica, com compostagem

Construção de um produto educacional materializado por semestre, com integração horizontal, vertical e transversal dos saberes, que responde a demandas existentes e reais

Extensão curricularizada com destaque de nossa história para:

Parceria com a Casa Cor, colocando os alunos em contato direto com os melhores escritórios do Estado.

O Desafio de 40h de Projeto arquitetônico, urbanístico ou paisagístico de alcance social que aproxima os alunos do planejamento e da gestão de equipes e projetos, além de ter um retorno à sociedade, aproximando a inovação das práticas de ensino e de mercado de trabalho. As simulações de audiência pública para melhoria da defesa do projeto.

O Lentes Urbanas – grupo de estudo e iniciação científica de alunos de Arquitetura, Engenharia, Direito, Educação Fisica e Psicologia, com orientação docente.

O Clube do Livro, no primeiro semestre do Curso, que visou ampliar o leque de leituras e argumentação dos alunos, além de fomentar a iniciação científica.

Parceria com projetos de extensão com outras instituições, visando uma rede de trabalho. A exemplo da parceria com a UFRN em Plano Diretores e com o IFRN, em novas tecnologias - Building Information Modeliing – BIM”.

O Rodadas de WebinARQ que surge para trabalhar temas transversais e interdisciplinares ao Curso e ao mundo do trabalho do arquiteto e urbanista, trazendo alunos, professores, profissionais arquitetos e de outros saberes, assim como sociedade e mercado para um diálogo mais amplo sobre arquitetura.

Metodologia de ensino-aprendizado inovadora. A partir do trabalho com ensino aprendizado de maneira integrada horizontal, vertical e transversalmente.

Núcleos de suporte ao aluno e coordenação humanizadas e com personalização no atendimento ao aluno; capacitações em novas tecnologias; trabalho integrado com outros cursos do UNI-RN.

Sala de aula estendida para a cidade, as obras, os espaços de patrimônio, espaços especiais, dentre outros (visitas técnicas, visitas a escritórios, parcerias com eventos da área).

Espaço para os aluno construírem com autonomia sua formação, encontrando no UNI-RN portas para serem abertas e caminhos para serem trilhados.
Vasta abertura dos campos de estágio para alunos e de trabalho para egressos.

Trabalho de Conclusão de Curso

Atividade obrigatória do Curso de Arquitetura e Urbanismo atendendo a Resolução N.11, sendo uma disciplina da grade curricular. Deve contemplar um trabalho realizado individualmente, sendo efetivada a aprovação do aluno que obtiver uma nota superior a 7,0, na média da avaliação da banca examinadora, composta pelo coordenador do curso, por um professor do UNI-RN da área do TCC e por um professor externo da Área do TCC.

Estágio Supervisionado

Atividade obrigatória do curso atendendo a Lei N.11788, só devendo ser iniciado por alunos que tenham concluído o quarto ano do curso de Arquitetura e Urbanismo, sendo realizada a aprovação do aluno com o parecer favorável do supervisor do estágio da empresa onde se efetuou o estágio, com a comprovação pelo professor da disciplina de Estágio Supervisionado do cumprimento da carga horária mínima exigida (540 h), com participação do aluno ou aluna de, no mínimo, 75% de frequência das aulas teóricas e com a apresentação ao professor da disciplina de Estágio Supervisionado do relatório final do estágio, no prazo definido pela coordenação do curso.

Atividades Complementares

As atividades complementares possibilitam o reconhecimento por avaliação de habilidades, conhecimento e competências desenvolvidas pelo aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar.

São consideradas atividades complementares:
- Participação em projetos de assistência e atendimento à comunidade carente externa do UNI-RN;
- Realização de disciplinas de outro curso superior, não constante do currículo, aceitas pelo Colegiado do Curso e pela Pró-Reitoria Acadêmica, não se constituindo em disciplina complementar do curso;
- Visitas técnicas;
- Participação em congressos, conferências e palestras isoladas, seminários, exposições relacionadas à área do curso;
- Participação, com apresentação de trabalho, em congressos, conferências e palestras isoladas, seminários, exposições relacionadas à área do curso;
- Apresentação de trabalho (s) científico (s) nos congressos promovidos pelo UNI-RN;
- Curso de extensão na área do Curso;
- Estágio não obrigatório na área do Curso, oficializado pela Instituição;
- Extensão Universitária em projeto desenvolvido e aprovado pelo UNI-RN;
- Monitoria e bolsas de iniciação científica;

Matriz Curricular:

Clique aqui para baixar

VOLTAR
SIM, OBRIGADO!