Um projeto de prototipagem desenvolvido pelo aluno de Redes de Computadores Arley Willer foi apresentado na oitava edição do EPOCA (Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações), no campus do IFRN Caicó. O evento teve início na última segunda-feira (14), acontece até esta quarta-feira (16) e tem como eixo principal o tema "Startups – Um novo modelo de negócios para a área de Computação".
O protótipo foi desenvolvido com uma placa de Arduíno (placa de hardware livre), capaz de monitorar o consumo de energia elétrica em residências. Esse monitoramento possibilitará ao consumidor, sobretudo o doméstico, adotar medidas que reduzam o desperdício de energia e, consequentemente, os gastos com o uso da eletricidade.
Redes de Computadores é no UNI-RN! Vestibular terças e quintas
Segundo o estudante, a partir da leitura da corrente elétrica e da potência de consumo, ele obtém o valor gasto, em reais, no exato momento da leitura, bem como o valor acumulado. Ele destaca que as leituras estão sendo aprimoradas para que se aproxime bastante do valor real consumido.
"Para uma medição mais precisa, outras variáveis precisam ser consideradas. Logo, as pesquisas continuam, para um produto eficiente, que mantenha seu custo acessível ao consumidor final", disse Arley.
-
Estudante do UNI-RN conquista vaga em residência em Cardiologia
-
2º Simpósio de Psicologia Jurídica do UNI-RN promove debate sobre proteção, violências e atuação profissional
-
UNI-RN promove palestra sobre integração entre mente e corpo na prática clínica
-
Simulação do Tribunal do Júri mobiliza estudantes e operadores do Direito no UNI-RN