Manter hábitos saudáveis na correria do dia-a-dia pode ser tarefa difícil, sobretudo para quem precisa comer fora de casa diariamente. Paralelo a isso, encontrar alimentação saudável a preço acessível também não é muito fácil. Atentas a tal questão, as nutricionistas Bárbara Trindade e Camila Marino apostaram na inovação e abriram seu próprio negócio de culinária caseira saudável: o Brotar Comida de Casa.
As sócias do negócio contam que a ideia de abrir o Brotar surgiu quando ainda cursavam o último período da faculdade de nutrição, no UNI-RN. Ao pagar o estágio curricular obrigatório, as alunas perceberam um mercado fechado para nutricionistas. “Nos hospitais particulares não havia perspectiva de novas contratações, o mercado de prestação de serviços em restaurantes e indústrias não oferece boa remuneração e as vagas em concursos públicos são bem limitadas”, afirma Camila. Diante desse cenário, a nutricionista conta que e melhor solução seria empreender.
A partir dessa ideia, montaram o Brotar Comida de Casa, negócio que visa oferecer comida saudável e apreço acessível. As nutricionistas contam que conseguem manter o padrão de preço porque trabalham com sistema de autosserviço, “o cliente faz sua própria comanda, nos entrega, montamos o prato e ele vem buscar no balcão. Depois devolve a louça e se dirigi ao caixa para pagar”, conta Camila.
Além disso, mais um diferencial do serviço oferecido pelo Brotar é seu caráter humanizado em atendimento ao cliente. Todas as refeições são preparadas e entregues pelas nutricionistas, que atendem pessoalmente seus clientes, estabelecendo uma relação de familiaridade com seu público.
“Nossa ideia é servir uma comida saudável que seja acessível a todos. Gostamos de afirmar que nossa comida é saudável e caseira, pois acreditamos que os termos comida fit ou comida light são passageiros, mas uma alimentação saudável e balanceada pode ser levado por uma vida inteira”, destaca Camila.
Bárbara e Camila concluíram o curso de nutrição no UNI-RN em janeiro de 2016 e conseguiram montar o negócio em março do mesmo ano. “No início tudo é difícil, colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação nem sempre é do jeito que nos imaginamos. Mas com o passar do tempo fomos conquistando nosso espaço e ainda tem muito a ser alcançado”, afirma Camila.
O Brotar começou como uma lanchonete com 16 lugares. Em um ano, esse número subiu para 25 e em 2018, depois de uma reforma, passou a dispor de 44 lugares. Hoje o restaurante serve almoços, pratos-feitos (PFs), bolos, salgados e lanches que podem ser levados para viagens.
Além de administrar o Brotar, as nutricionistas fazem pós-graduação no UNI-RN. Bárbara é aluna da Pós em Gestão da Qualidade na Produção de Alimentos. Já Camila está matriculada na Pós em Gastronomia unirn.edu.br/pos/cursos
. As duas afirmam que pretende ampliar o negócio e levar os produtos do Brotar a empórios e lojas especializadas no segmento de comida caseira, além de manter um preço acessível e comercializar fora de Natal.
O restaurante Brotar Comida de Casa está localizado na Rua Açu, em Tirol, e funciona de segunda à sexta das 11h às 18h30. Interessados podem conferir o Instagram em @brotarcomidadecasa.
Foto: Bruna Justa
Entre também em contato através do telefone (84) 3215-2970 | 3026-4003
Horários de atendimentos: Segunda à Sexta das 8:00 - 11:30 e das 17:30 - 21:00, mediante agendamento.