• -A
  • +A

Grupo de escrita terapêutica do UNI-RN está com inscrições abertas

O grupo de escrita terapêutica Narrativas – a leitura e a escrita de si, está com inscrições abertas para novos participantes. A iniciativa é voltada para alunos do curso de Psicologia do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) e ocorre nas Clínicas Integradas do UNI-RN. A coordenação geral fica por conta da psicóloga Islane Messias (CRP 17/3144), responsável técnica do setor de psicologia das Clínicas.

A extensão universitária tem como objetivo oferecer aos discentes, com ansiedade e depressão, um espaço de fala, escuta, leitura e momentos reflexivos. Serão trabalhados textos literários. Com isso, procura-se auxiliar, por meio da leitura e redação, o processo de ressignificar sintomas e aumentar a qualidade de vida.

O grupo terá cerca de dez encontros, que ocorrerão todas as quintas-feiras, de abril a junho, das 14h às 16h.

Inscrições gratuitas via Sisuni (Sistema interno do UNI-RN).

Um panorama

A técnica utiliza a escrita como ferramenta para explorar e processar pensamentos, emoções e experiências, promovendo autoconhecimento e bem-estar emocional. A escrita terapêutica permite se expressar de forma livre e sem julgamento, facilitando a compreensão e o processamento de experiências difíceis. Ao escrever sobre si mesmo, o indivíduo pode desenvolver maior consciência de emoções e padrões de comportamento, promovendo o autocuidado e a tomada de decisões mais conscientes. 

A prática pode ajudar a reduzir o stress e a ansiedade, permitindo que a pessoa se desconecte de pensamentos negativos. Um estudo do Journal of Consulting and Clinical Psychology sugere que a escrita terapêutica pode ter efeitos positivos na saúde mental e física, como a melhoria do sistema imunológico e a redução de dores crônicas. 

A ferramenta pode ser utilizada como uma abordagem complementar à terapia tradicional, podendo ser praticada de forma individual ou em sessões terapêuticas.

Logo do Whatsapp