Grandes civilizações são abordadas de forma lúdica - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Institucional
  • Grandes civilizações são abordadas de forma lúdica

Notícias

Grandes civilizações são abordadas de forma lúdica
10.04.2013

Os costumes, as comidas, a religião, a diáspora e os demais conflitos que envolvem o povo israelense foram alvo de uma aula diferente sobre o povo hebreu. Estudantes do primeiro ano do curso de Direito promoveram um bate papo sobre essa civilização e convidaram o judeu Ari Noronha, que é líder da Congregação Israelita da Nova Aliança, em Natal, para detalhar sobre os costumes e tradições da comunidade judaica.
Com os elementos simbólicos do povo – como a harpa, o shofar, o livro sagrado Torah e manto Talit – Ari Noronha conversou com os estudantes do curso, mediado pelas alunas Mozângela Medeiros, Fernanda de Oliveira, Jarlanny Campos, Nicole Fernanda e Herbilly Thaianne, opinando sobre os principais fatos que envolveram o povo judeu, como o holocausto, o antissemitismo e os conflitos com os palestinos. A aula contou com a degustação de comidas hebraicas, atualmente, absorvida pela nossa cultura, como os bolos de banana e laranja, além dos cantos entoados com os instrumentos típicos da cultura semita.
 “A iniciativa é excelente para desmitificar certos estereótipos formados e esclarecer mais sobre os judeus e o estado de Israel”, diz Ari Noronha, que é um judeu messiânico, aquele que, diferente dos ortodoxos, crer que Jesus Cristo é o messias anunciado pelos profetas no Torah, livro que reúne os cinco livros da Bíblia.
Essa não foi a única cultura abordada. A civilização grega, mais especificamente a cidade-estado de Esparta, também ganhou espaço no auditório do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN). Outro grupo do curso de Direito, que inclui os acadêmicos Leonardo Oliveira, Ana Paula e Marceli Souza, montou um vídeo mostrando como se dava a formação do guerreiro espartano, a partir de uma comparação com a obrigatoriedade atual do serviço militar brasileiro.
Já outro grupo resolveu parodiar a música Mulheres de Atenas, de Chico Buarque, para falar da mesma civilização, enquanto os estudantes contaram em quadrinhos a tragédia grega de Édipo Rei e outros dramatizaram a história da mesopotâmia.
Essas aulas fazem parte de um projeto de extensão voltado para alunos do primeiro ano, envolvendo as disciplinas de História do Direito, Introdução aos Estudos do Direito, Português, Economia e Introdução às Ciências Sociais. O projeto existe há quatro e mostra de forma lúdica a história das cinco maiores civilizações antigas: Mesopotâmia, Egito, Hebreus, Grécia e Roma. No total, 180 alunos das turmas matutinas da graduação participam da iniciativa, que tem adesão de 90% dos estudantes como expectadores.
São 32 horas de estudo, incluindo as apresentações, que interligam as cinco disciplinas, tendo sempre como enfoque uma das civilizações. “É uma maneira de promover a interação entre os alunos e aprofundar os conhecimentos de uma lúdica e criativa”, explica a coordenadora do projeto, a professora de História do Direito, Ana Paula Castro. Segundo ela, esse projeto é um prelúdio para a gincana que ocorre no segundo semestre com os mesmos estudantes. Também estão envolvido com a avaliação dos acadêmicos os docentes Fábio Fidelis, João Maria Lima, Everton Rocha e Rasland Luna. As apresentações se encerram na próxima sexta-feira (12) e acontecem a partir das 9h, no auditório.

VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções