O Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), por meio do curso de Educação Física, realiza a 1ª edição do projeto Ativa Idade. A ação é destinada a idosos e vinculada à disciplina Práticas Corporais em Academia. As atividades acontecem na Academia-Escola do UNI-RN. Tem como orientadora a docente Elys Costa Sousa, com apoio do coordenador técnico da academia, Augusto Vasconcelos, e de alunos da graduação. Ao todo, 14 idosos participam da extensão universitária, por meio de exercícios que envolvem pilates solo, dança, musculação, funcional e yoga.
O projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da comunidade idosa localizada ao redor do UNI-RN, promovendo assim uma maior responsabilidade social. Os atendimentos tem como finalidade gerar a independência desse grupo em suas mobilidades corporais. Desse modo, é possível ter um convívio social mais satisfatório e, também, o aumento da longevidade por meio das práticas dos exercícios físicos.
Com encontros diários, os participantes usufruem de um atendimento exclusivo e diferenciado na musculação e nas aulas coletivas. Os idosos são avaliados a cada 15 dias e têm seus dados debatidos entre a professora Elys Costa e os alunos envolvidos no projeto, visando a evolução dos resultados.
A oportunidade de participar da ação Ativa Idade também é excelente para os discentes de Educação Física, que aprendem mais sobre o curso ao praticar a teoria vista na disciplina Práticas Corporais em Academia. Os alunos interagem de forma direta, desde a captação do público, até o acompanhamento diário dos treinamentos, à ministração de aulas coletivas e à aplicação das avaliações físicas. “Os alunos têm contato direto com eles e fazem atendimentos desde o 1º período. Com isso, vão compreendendo cada parte do processo formativo e do mundo do trabalho. Isso oferece aos graduandos uma experiência enriquecedora. Além disso, a comunidade recebe um serviço de qualidade, orientado por profissionais comprometidos, estudantes interessados e cada vez mais qualificados”, declara Elys Costa.
Além disso, a iniciação científica está presente na iniciativa. Ao final de um ciclo, que dura seis meses, um artigo será escrito e publicado. Os resultados serão divulgados em meios de comunicação interno e externo, além de publicações no Congresso de Iniciação Científica (Conic) do UNI-RN.
A docente Elys Costa comenta ainda sobre a importância do Ativa Idade. “O projeto é muito especial para o curso de Educação Física. Consolida os conhecimentos adquiridos ao longo da formação acadêmica na prática junto à comunidade. Para o UNI-RN, é uma oportunidade de abrir as portas para o público de fora, trabalhando com responsabilidade social e aprimorando a qualidade do ensino oferecido ao alunado”, relata.
Ao longo da extensão universitária, também serão elaboradas cartilhas e realizadas palestras educativas. O Ativa Idade é mais uma iniciativa que demonstra a atenção do UNI-RN em seguir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto se enquadra no ODS de número três – Boa saúde e bem-estar.
As programações dessa 1ª edição do Ativa Idade seguem até o mês de junho de 2025. Para participar, entre em contato com a Academia-Escola do UNI-RN no (84) 3215-2917, disponível de segunda a sexta, das 12h às 18h.