O Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) promove, nesta quarta-feira, 2 de abril, o evento Vozes do Autismo. A palestra será conduzida por mães de autistas, autistas e psicólogos. O espaço visa o fomento do diálogo, do aprendizado e da troca de experiências, com o objetivo de desmistificar preconceitos, fortalecer redes de apoio e gerar uma sociedade mais acolhedora e inclusiva. Participantes devem levar 1Kg de alimento para a entrada. Inscrições via Sisuni (Sistema interno do UNI-RN).
Durante o evento, serão abordados temas essenciais, como desafios enfrentados pelas famílias, a importância do diagnóstico e das intervenções adequadas, os direitos das pessoas autistas e estratégias para garantir mais acessibilidade e inclusão em diversos ambientes, como escolas, empresas e espaços públicos.
Confira a programação completa:
14h00 – 14h10 | Abertura
– Apresentação dos palestrantes e objetivo do evento.
– Breve contextualização sobre a importância do tema.
14h10 – 15h00 | Painel: A Jornada das Mães
Duas mães de autistas compartilham suas experiências
– Diagnóstico e primeiros desafios.
– Inclusão escolar e social.
– Superações e aprendizados.
– Momento para perguntas e interações.
15h00 – 15h20 | Intervalo.
15h20 – 16h00 | A Visão de um Autista
Uma pessoa autista fala sobre sua vida.
– Experiências pessoais e desafios diários.
– Escola, trabalho e relações sociais.
– O que ajudou e o que poderia ter sido diferente.
– Momento para perguntas e interações.
16h00 – 17h15 | Psicologia e o Autismo
Psicóloga especializada aborda questões fundamentais
– Compreendo o autismo sob uma perspectiva profissional.
– Estratégias de apoio para famílias e indivíduos autistas.
– Mitos e verdades sobre o autismo.
– Momento para perguntas e fechamento do evento.
17h15 – 17h30 | Encerramento
– Reflexão final e agradecimentos.
– Espaço para dúvidas e troca de contatos.
Autismo no Brasil
De acordo com dados do Center for Disease Control and Prevention (CDC), órgão de pesquisa norte-americano ligado ao governo dos Estados Unidos, atualmente existe um caso de autismo para cada 110 pessoas. Desta maneira, estima-se que no Brasil, com sua população de 200 milhões de habitantes, haja cerca de 2 milhões de pessoas com TEA. No entanto, apesar do grande número, os milhões de brasileiros autistas ainda enfrentam grandes dificuldades para obter um tratamento adequado.
Dia Mundial da Conscientização do Autismo
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o TEA. O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios relacionados à habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal.
Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdos e melhor sua experiência ao navegar pelo nosso site. Para obter mais informações, confira nossa Política de Privacidade.