• -A
  • +A

UNI-RN realiza instalação de pluviômetro em parceria com a SEMURB

Na manhã desta quinta-feira, 27 de março, ocorreu a instalação de um pluviômetro na lateral do ginásio polivalente do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN).

A ação trata-se de uma etapa do projeto Plano Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Natal, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB). A atividade tem como objetivo realizar monitoramento de dados climáticos da cidade, por meio de pluviômetros instalados em diversas localidades da capital potiguar. Com isso, serão tomadas decisões sobre políticas públicas de mitigação e enfrentamento às alterações ambientais.

Além disso, o Plano engloba ainda a realização de palestras e visitas técnicas periódicas pela equipe da SEMURB. Estiveram presentes na instalação Carlos da Hora, coordenador do setor de mudanças climáticas da Secretaria, e Thales Nunes e Fernando Medeiros, membros da equipe. O momento contou ainda com a presença da secretária adjunta da SEMURB, Eudja Mafalda; de Mariana Nunes, coordenadora de extensão e do programa UNI-RN Sustentável; e de Fábio Pereira, professor e coordenador do curso de Engenharia Civil do UNI-RN.

Em sua fala, o docente Fábio Pereira mencionou que o novo pluviômetro será importante para levantar dados para o projeto Aproveitamento da água através de fontes alternativas. A iniciativa foi idealizada por professores do curso de Engenharia Civil, com envolvimento dos alunos. Já chegou a armazenar, em apenas uma semana, com aparelhos de ar-condicionado funcionando entre quatro e seis horas por dia, cerca de 3 mil litros de água. E o mais importante: potável. Para Fábio, a ferramenta irá potencializar ainda mais as pesquisas.

Já Mariana Nunes afirma que tal monitoramento é essencial para compreender as mudanças climáticas e para prevenir eventos extremos, bem como orientar políticas públicas sustentáveis e proteger a biodiversidade. “O UNI-RN demonstra um compromisso significativo com a sustentabilidade por meio de diversas iniciativas ambientais. Aqui são promovidas ações ecológicas e debates sobre práticas sustentáveis dentro da instituição. Iniciativas como a que está acontecendo agora refletem o compromisso que temos com a formação de profissionais conscientes e a preservação ambiental”, declara.

Carlos da Hora expressou sua gratidão pela receptividade que teve no UNI-RN. “É uma instituição que está sempre de braços abertos”, comenta.

A partir do novo pluviômetro instalado, junto com outros 43 já implantados, serão gerados diariamente dados das quatro zonas de Natal/RN, referentes à umidade, temperatura e pressão. O UNI-RN foi escolhido devido ao seu protagonismo na proteção ambiental.

Confira registros:

Logo do Whatsapp