Maria Allice Guedes, estudante da graduação de Enfermagem no Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), foi selecionada para estagiar no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS). O espaço fica localizado em Macaíba, município do Rio Grande do Norte (RN). A instituição é ligada ao Instituto Santos Dumont (ISD), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
A trajetória de Allice no ISD e na Iniciação Científica (IC) não é recente. Aos 12 anos, ainda no ensino fundamental, ela iniciou em um projeto de ensino e pesquisa de Miguel Nicolelis, do ISD. O renomado pesquisador brasileiro é reconhecido internacionalmente devido a uma importante descoberta: um sistema que permite controlar braços robóticos com sinais cerebrais.
Já por volta dos 16 anos, Allice Guedes esteve em outro projeto do Instituto, o Cientistas do Futuro, no qual permaneceu por um ano e seis meses. “Fizemos pesquisas e participamos de projetos de mestrado, oferecendo apoio aos alunos. O Cientistas do Futuro foi cancelado, e então fui selecionada para ser da Iniciação Científica Júnior, ainda no Ensino Médio”, relembra Guedes.
Após dois anos nessa outra atividade, Allice fez uma pausa para se dedicar ao início da graduação em Enfermagem no UNI-RN. Atualmente cursando o 5º período, ela retorna para a Iniciação Científica. A pesquisa que a discente desenvolve está prevista para ser finalizada em cerca de dois anos e meio. “Será voltada para a especialização que pretendo fazer quando me formar, na área de circulação extracorpórea. Estaremos coletando dados em um determinado hospital de Natal/RN, em que trabalho. Já tínhamos em mente fazer uma pesquisa com coleta de dados em uma UTI pediátrica. Nesses lugares são tratadas crianças com cardiopatias congênitas e realizadas cirurgias de média e alta complexidade. Vamos analisar a resposta neurológica dos pacientes, desde quando entram no pré-operatório, o durante e o pós”, explica.
Allice deixa um conselho para os calouros do curso de Enfermagem. “Quando você descobre o seu lugar no mundo, seguindo o seu propósito e fazendo o que ama; não desista. A persistência vai te levar a lugares bons. A enfermagem é uma profissão completamente incrível, o privilégio de fazer parte do processo de acolhimento, cuidado, reabilitação, tratamento e cura de nossos pacientes é realmente maravilhoso. Espero que todos vocês que hoje iniciam na graduação também encontrem o seu lugar em nossa profissão”, motiva.
Conheça mais sobre a Enfermagem do UNI-RN
Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdos e melhor sua experiência ao navegar pelo nosso site. Para obter mais informações, confira nossa Política de Privacidade.