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Criatividade e inovação para ensinar biologia celular
12.06.2013
Um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas para ensinar sobre o funcionamento do citoesqueleto. Uma história em quadrinhos com a Turma da Mônica explicando como acontece a Síndrome de Down no processo de divisão celular. Uma forma de extrair em casa mesmo o DNA do morango. Essas foram ideias desenvolvidas por acadêmicos do curso de Enfermagem do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), colocadas em prática e apresentadas na Mostra de Interativa dos Alunos de Enfermagem. O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira (12), em exposição montada no Átrio Central. Os estudantes comprovaram que é possível aliar criatividade e inovação para transmitir conhecimento sobre biologia celular, molecular e genética.
Na mostra, os futuros enfermeiros tiveram que elaborar, confeccionar, aplicar e avaliar metodologias interativas. E foi isso que eles fizeram. Não faltaram jogos, cordéis, apresentação de peças teatrais, elaboração de histórias em quadrinhos, maquetes e execução de experimentos laboratoriais de fácil manipulação que auxiliam no aprendizado dos temas. “O ensino de Biologia é, em geral, tradicional e centralizado em conteúdos extensos e, muitas vezes, complexos. Há necessidade expressiva de memorização de conceitos e nomenclaturas. A Biologia torna-se uma matéria maçante e monótona, fazendo com que os alunos se tornem menos motivados”, justifica a coordenadora da Mostra, a professora Kaline Dantas Magalhães.
O grupo formado por Elen Alves, Gabriele Marques, Maiara Medeiros e Maria Isabel Arruda montou uma maquete com massa de modelar para demonstrar de forma mais clara como ocorrem os processos de divisão celular, destacado as fases da mitose e da meiose. “Queríamos explicar de forma mais dinâmica essas fases”, diz Elen Alves.
Já as alunas Stéfane Carolina, Anne Caroline Santos e Érica Viviane Ribeiro usaram alimentos para explicitar como é a estrutura de uma célula. Ovo, melancia e até pizza foram usados pelas estudantes. No caso da pizza, elas decoraram a comida, apresentado as organelas de uma célula. “Achamos que seria menos maçante e maios criativo mostrar as organelas”.
De acordo Kaline Magalhães, o ensino lúdico é uma importante ferramenta para oferecer possibilidades para elaboração do conhecimento. “O desenvolvimento dessas atividades levará o aluno a conhecer a importância do entendimento dos assuntos básicos, a fim de conseguirem consolidar os conteúdos específicos da profissão do enfermeiro. Quando bem trabalhadas, essas atividades oportunizam a interlocução de saberes e o desenvolvimento pessoal”.
Os temas escolhidos foram fundamentados em conteúdos discutidos em sala de aula, os alunos forma conscientizados acerca da importância das metodologias ativas no ensino das disciplinas básicas. Esse tipo de iniciativa também promove uma ação social, através de informações relevantes à comunidade participante.
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