Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
Viver em harmonia com o meio ambiente, suprindo as necessidades humanas sem agredir a natureza e sem comprometer o futuro das próximas gerações são algumas das máximas que englobam a sustentabilidade. Atentando para essa preocupação, o UNI-RN foi sede do II Seminário Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade nesta quinta-feira (3), em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no próximo domingo (5). As atividades não podiam ter sido realizadas em ambiente melhor: o bambuzal da instituição, localizado junto à reserva do segundo maior parque florestal urbano do Brasil, o Parque das Dunas. Durante a abertura das oficinas, o reitor Daladier Pessoa Cunha Lima reafirmou que são essas pequenas iniciativas o caminho para a mudança e preservação do meio ambiente.
Foram realizadas, no total, quatro oficinas no período da manhã. O professor de Engenharia Civil Werner Farkatt foi o responsável pela oficina de Horta Orgânica e Compostagem, ensinando aos participantes uma maneira fácil de cultivar hortaliças e verduras, assim como o aproveitamento dos compostos orgânicos. É importante enfatizar que o cultivo desses alimentos se dá na ausência completa de produtos químicos, sem agrotóxicos. Depois de aprender a cultivar seus próprios alimentos, é o momento de aprender quais são seus principais benefícios. A professora do curso de Nutrição, Érika Melo, e suas monitoras trataram do tema alimentação saudável e mais uma vez levantaram a bandeira do consumo dos alimentos orgânicos.
“A engenharia deve estar integrada à sustentabilidade”, disse o professor Antônio Carlos ao iniciar sua oficina sobre a Vila Sustentável. Segundo ele, em países como China e Chile são comuns as chamadas cidades de bambu, pois ele é uma matéria prima forte e um tipo de planta com rápido crescimento. Essa seria, na opinião dele, uma alternativa sustentável às casas de taipa, comuns no Nordeste brasileiro, por exemplo.
Uma residência ambientalmente correta não pode desperdiçar água, por isso podemos ter como base o projeto “Aproveitamento da água através de fontes alternativas”. Idealizado pelo professor Fábio Pereira, ele consiste no armazenamento e aproveitamento da água da chuva e dos aparelhos de ar-condicionados do Laboratório de Engenharia do UNI-RN. Segundo o professor foram feitas diversas análises e foi concluído a potabilidade dessa água. Por semana são captados 3.000 litros, proveniente apenas de três aparelhos de ar-condicionado e das chuvas.
“O nosso objetivo principal foi alcançado, divulgar nossos projetos e o compromisso com a preservação do meio ambiente”, afirmou Maura Nogueira, coordenadora do Programa UNI-RN Sustentável. Durante o evento foram distribuídas, ainda, mudas de manjericão cultivadas na horta da instituição.
Marcaram presença, também, as idosas do projeto Bem Viver das Clínicas Integradas, professores, coordenadores e funcionários do UNI-RN. Além da representante da empresa Plantis – Inteligência em Sustentabilidade, Mariana Nunes.
O UNI-RN assumiu o compromisso de tornar 100% sustentáveis as atividades em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento é considerado neutro em carbono quando as emissões de gases de efeito estufa devido à sua realização são devidamente quantificadas e uma ação de compensação ambiental (neutralização) é realizada na mesma proporção.
À noite, ocorre o II Desafio Sustentável, a programação será voltada exclusivamente aos alunos da instituição, pois tem caráter interdisciplinar. As atividades serão realizadas no Auditório A do bloco Terra III e consistem em dinâmicas de apresentação de trabalhos sobre os temas abordados pela manhã durante as oficinas. Neste segundo desafio, haverá a participação do professor Everton Rocha, do curso de Direito, com o tema "Noções Introdutórias de Sustentabilidade".
Para os alunos do UNI-RN vencedores do Desafio Sustentável haverá a entrega de certificado com horas complementares à carga horária curricular e desconto na mensalidade referente ao mês de julho de 2016. O seminário “Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade” é coordenado pela assessora do reitor, Maura Marjorie Nogueira, gestora do programa UNI-RN Sustentável.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")