Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
Dois projetos que integram as ações educativas do programa UNI-RN Sustentável serão apresentados durante o XV Congresso de Iniciação Científica (CONIC). Estudantes do curso de Engenharia Civil estão trabalhando em projetos de pesquisa que aliam o conhecimento acadêmico ao desenvolvimento sustentável. Os alunos Antônio Guerra e Aline Barbosa desenvolvem seus projetos com foco na redução do consumo de energia elétrica e no combate ao desperdício de água.
As pesquisas são orientadas pelo professor Fábio Pereira, coordenador do curso. Sob a supervisão dele, através da disciplina "Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente", os dois alunos estão provando que Engenharia Civil e sustentabilidade podem, sim, caminhar juntas. O projeto de Antônio, inclusive, propõe que a água que cai dos aparelhos de ar-condicionado e a das chuvas, seja usada para regar plantas e na limpeza de áreas comuns de condomínios. "Um único aparelho de ar-condicionado pode gerar até sete litros de água por noite", informa o aluno.
Já o projeto de Aline Barboza, propõe a redução do consumo de energia elétrica com o uso da energia solar. Alguns edifícios e condomínios residenciais da cidade já estão adotando essas iniciativas, explica o coordenador. Segundo ele, muitas construtoras, porém, ainda não adotaram as mudanças em virtude do custo elevado. "Mas estamos vivendo numa época de reaproveitamento de tudo, de dizer não ao desperdício. Veja a importância de se investir em pesquisa. Nossos alunos estão provando aos construtores que é possível fazer construção civil de maneira sustentável", diz.
O ramo da construção civil é um dos segmentos onde se constatam os mais altos índices de desperdício. Estima-se que no Brasil, numa obra, a taxa de desperdício com material seja algo em torno de 30%.
O projeto de compostagem, por sua vez, tem por objetivo aproveitar o lixo resultante da poda de árvores e roçadas (galhos, folhas, grama e plantas) como adubo orgânico. A iniciativa é desenvolvida por alunos do 2º período do curso de Engenharia Civil.
A atividade é parte da disciplina "Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente", e adota o processo da compostagem, que nada mais é do que a transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo urbano, doméstico, industrial, agrícola ou florestal, em adubo orgânico. É considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois trata-se de um processo natural, em que microrganismos como fungos e bactérias são responsáveis pela degradação da matéria orgânica.
"O resultado desse processo de degradação é um composto orgânico, rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais, que pode ser utilizado em hortas, jardins e na produção agrícola como adubo orgânico, devolvendo à terra os nutrientes de que ela precisa, e evitando o uso de fertilizantes sintéticos", explica o professor Werner Farkatt.
A compostagem será desenvolvida, experimentalmente, no prazo de um ano, até julho de 2016, nas dependências do Complexo de Ensino Noilde Ramalho (ED/HC/UNI-RN).
Saiba mais
A compostagem não é uma prática nova, mas está ganhando popularidade à medida que cresce em todo o mundo a preocupação com ações de sustentabilidade. O professor Werner explica que durante as diferentes fases do projeto pretende-se trabalhar a Educação Ambiental com os alunos do Complexo ED/HC e do UNI-RN visando difundir para esses jovens práticas possíveis de preservação ambiental e sustentabilidade.
No UNI-RN, a coordenação do programa UNI-RN Sustentável está sob a responsabilidade da advogada e assessora da Reitoria, Maura Marjorie Nogueira.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")