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O modelo organizacional está mudando e a gestão tem sido um dos principais focos dessa mudança. O gestor já não é mais aquele que manda e os auxiliares obedecem. O novo modelo de gestão é baseado na forma analítica e sistêmica de se pensar e agir no ambiente organizacional, em ampliar ao máximo o repertório de conhecimento, desenvolver visão de futuro, tomar decisões com base em dados confiáveis, analisar o cenário, gerenciar crises, e, acima de tudo, saber delegar tarefas e ter foco na gestão.
Quem atua nessa área ou pensa em se tornar gestor algum dia deve buscar, sem demora, especializar-se, defende o professor Marcelo Ancanjo, da graduação em Administração e da pós-graduação na área de gestão do UNI-RN. “Gerir pessoas é gerir um dos recursos mais valiosos que uma organização pode ter. A gestão do capital intelectual confere vantagem competitiva no mercado. Aprender a desenvolver habilidades e competências individuais possibilita a criação da sinergia nas equipes de trabalho e confere um verdadeiro diferencial frente à concorrência. Afinal, são as pessoas que pensam, criam, desenvolvem e inovam nas empresas”, salienta o mestre.
Diretora da Escola Doméstica de Natal e do colégio Henrique Castriciano, simultaneamente, a professora Lucilla Ramalho, está cursando pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas no UNI-RN, e descreve a importância da especialização para qualquer área profissional. “A Especialização em Gestão de Pessoas é um curso adequado a todas as pessoas, independente de sua área de atuação. Já na primeira disciplina aprendemos a mudar a forma de ver e de atuar nos mais diversos âmbitos da nossa prática. Estou tendo uma ótima impressão sobre o curso e seus mediadores, desde a organização e atenção da parte administrativa (coordenadores e funcionários ) até a metodologia e capacitação dos professores”, enfatiza.
Esse é o caminho, segundo os especialistas na área de gestão, para quem deseja preparar-se. Atualizar-se e buscar o conhecimento necessário é imprescindível para, entre outras coisas, administrar conflitos, exercer bem a chefia ou liderança, gerenciar processos, bem como reconhecer, estimular e desenvolver talentos na sua equipe.
Para os estudiosos, o gestor deve desenvolver competências que o habilitem a tomar decisões com agilidade e assertividade, otimizar processos, solucionar conflitos e favorecer as inovações. Essas habilidades não se formam do nada. É preciso construir e/ou aperfeiçoar todas essas características (pré-existentes ou reveladas) a partir, única e exclusivamente, do conhecimento.
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