Notícias
VIII Fenut abordou dicas de saúde com alimentos das feiras
30.05.2012
Melhores momentos em nosso álbum de fotos.
“Vem cá pessoal, conhecer o alimento funcional”. O Centro de Convivência Clara Camarão se transformou em uma feira livre na noite desta terça-feira, 29, com direito a barraquinhas e alimentos encontrados nas feiras de rua. A diferença é que de maneira lúdica, os alunos trouxeram dicas valiosas para a saúde, com receitas que contribuem para o aproveitamento integral dos alimentos, além de combate ao colesterol, fortalecimento da memória, bons para o coração e para os ossos, dentre outros. Até os alimentos afrodisíacos ganharam um espaço especial, com degustação de um brigadeiro com pimenta calabresa.
“Na verdade, o que existem são alimentos associados à sedução, como o morando e o chantilly, e outros que por contribuírem para o relaxamento ou aumento da sudorese, são associados ao sexo. É uma questão sóciocultural”, desmistificou a aluna do 1º ano de Nutrição, Caline Brandão. Em outra barraquinha, os visitantes puderam ver em um microscópio, os perigos que se escondem por trás de alimentos mal armazenados, e treinar em uma geladeira de imã, os locais corretos de guardar comida na geladeira e freezer.
“Na freezer vão as carnes, peixes e frangos. Especificamente o frango temperado ou a carne que vai ser consumida am até 24h, podem ficar na geladeira. Quando à parte central da geladeira, é para as frutas, e as verduras devem ser guardadas na parte de baixo”, explicou a aluna Gilmara Teixeira, do 2º ano. “A banana não deve ir à geladeira, amadurece naturalmente fora, e se for refrigerada sua casca escurece”, completou.
Um guia alimentar foi desenvolvido por vários grupos do 2º ano, em diferentes submodalidades. Um deles falou especialmente sobre gorduras (óleos), sais e açúcares. O ideal é que se consuma 5g de sal por dia, o equivalente a uma colher de chá, sendo uma colher de sopa para açúcares e para óleos, esclareceram Eleiane Fernandes, no que Amanda Caroline completou: “Uma dica é que o açúcar de mesa seja substituído pelo mel” .
RAÍZES, TUBÉRCULOS E CEREAIS – Você sabia que raízes como batata e macaxeira são fonte de vitamina C? E que consumidas junto com o feijão ajudam na absorção do ferro contido neste? Estas foram algumas dicas trazidas pelo grupo, que também indicou as quantidades que devem ser ingeridas diariamente. “O indivíduo deve consumir seis porções ao dia. Quatro colheres de arroz ou dois pedaços médios de batata, por exemplo, equivalem a uma porção”, explicou a aluna Karina Augusta. Sobre os cereais, Talita Paiva mostrou que os melhores são os integrais, ricos em fibras alimentares e que ajudam na prevenção do câncer, além de dar sensação de saciedade.
OSSOS, MEMÓRIA E FERTILIDADE – Para fortalecer os ossos, o leite e seus derivados devem estar presentes à mesa, sem esquecer da uva, alimento funcional que é fonte de vitainas D e K. “eles previnem a osteoporose, principalmente nas mulheres”, destacaram as alunas Ana Paula Ladeira e Rosário Rodrigues. Para a memória, o grupo de Emanuela Fernandes (1º ano) indicou, dentre os alimentos, o chocolate meio amargo. E para a fertilidade, a couve é imprescindível. A grávida deve consumir bastante, rico em ácido fólico. A ausência desse nutriente pode ocasionar a anencefalia no feto. A Fenut foi destaque na mídia potiguar, Jornal de Hoje, Tribuna do Norte, Band Natal e TV Ponta Negra, nesta última com a receita de gelatina de couve com abacaxi.
VOLTAR