Núcleo de Estudos Avançados Transdisciplinares (NEAT) - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Núcleos

Núcleo de Estudos Avançados Transdisciplinares (NEAT)

O Núcleo de Estudos Avançados Transdisciplinares (NEAT) do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) tem como missão a promoção da transdisciplinaridade, mediante a aproximação, articulação e interação continuada entre os campos disciplinares e áreas do conhecimento.

Objetivo Geral:

Promover o desenvolvimento de atividades de estudos avançados abrangendo diversas áreas do conhecimento acadêmico, a participação em redes de investigação transdisciplinares nacionais e internacionais, o desenvolvimento de atividades de formação acadêmica contínua e a promoção e difusão de cultura cinetífica e artística no Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN).

Ações Estratégicas:

- Promover a articulação e difundir conceitos, abordagens e metodologias disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares no UNIRN.

- Promover a interação entre docentes e discentes das diversas áreas acadêmicas visando a prática transdisciplinar nas rotinas de pesquisa, ensino e extensão.

- Promover e apoiar o desenvolvimento de atividades de formação acadêmica contínuada, visando acompanhar o processo de aprendizagem e desempenho acadêmico dos discentes.

- Desenvolver pesquisas e elaborar relatórios estatísticos sobre o desempenho individual e geral  dos estudantes nas avaliações internas e externas, que orientem as coordenações e docentes na elaboração de estratégias de aprendizagem específicas.

- Promover e incentivar estudos, pesquisa e eventos que difundam a cultura científica e artística no Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN).

- Buscar a inserção do NEAT em redes de de investigação transdisciplinares nacionais e internacionais para fins de cooperação e divulgação dos trabalhos desenvolvidos no UNIRN.

Público-Alvo:

Toda comunidade acadêmica.

Atendimento:

Manhã e Noite

Localização:

Centro de Convivência Nelson Mandela – Sala 03

Contato:

E-mail: neat@unirn.edu.br

Coordenação:

Wannise de Santana Lima (wannise@unirn.edu.br)

Currículo:

Doutorado em Educação - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2016)
Mestrado em Educação - Universidade Federal de Santa Catarina (2003)
Graduação em Pedagogia - Universidade Estadual de Feira de Santana (1998).
Tem experiência na docência e gestão educacional.
Atua como docente no Ensino Superior (graduação e pós-graduação) desde 2003.
Coordenadora acadêmica da UNIRN.
Atua principalmente nos seguintes temas: formação para o planejamento e avaliação dos processos de ensinar e de aprender no ensino superior; organização dos processos de avaliação institucional; elaboração e execução de atividades de formação continuada dos professores do ensino superior de diferentes cursos; implementação do uso de ambientes virtuais de aprendizagem como apoio ao ensino presencial (b-learning); construção de manuais e instrumentos de avaliação para a orientação pedagógica aos docentes; avaliação interna e a avaliação externa. É integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASIS.