PROJETOS UNI-RN SUSTENTÁVEL - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Núcleos
  • PROJETOS UNI-RN SUSTENTÁVEL

PROJETOS UNI-RN SUSTENTÁVEL

Aproveitamento da Água através de Fontes Alternativas

Alunos do curso de Engenharia Civil trabalham em um projeto que prevê o aproveitamento da água que proveniente dos aparelhos de ar-condicionado e da chuva para regar plantas e na limpeza de áreas comuns da instituição. A iniciativa abarca todo o Complexo de Ensino Noilde Ramalho, envolvendo a Escola Doméstica de Natal e o Complexo Educacional Henrique Castriciano.

Compostagem e Horta Orgânica

Desenvolvido pelos alunos do curso de Engenharia Civil e Arquitetura, o Projeto Compostagem e Horta Orgânica prevê o reaproveitamento dos resíduos resultantes da poda de árvores, galhos, folhas, grama e plantas para produção de adubo orgânico e fertilização das hortas orgânicas desenvolvidas nas dependências do Complexo de Ensino Noilde Ramalho.

Casa Ecológica

A Casa Ecológica do UNI-RN foi projetada, construída e ambientalizada por alunos e professores do curso de Engenharia Civil e Arquitetura. Em sua estrutura estão presentes materiais como bambu, portas e janelas reaproveitadas, além de uma tinta orgânica produzida aqui mesmo na instituição.

Automatizando a irrigação da Horta Orgânica

Mais um projeto que visa promover a redução do desperdício dos recursos hídricos e facilitar a operacionalização das atividades na instituição. O projeto de Automação da irrigação da Horta Orgânica encontrada nas dependências do Complexo de Ensino Noilde Ramalho foi desenvolvido pelos discentes e docentes do curso de Engenharia Civil do UNI-RN e é mais um exemplo da sustentabilidade na prática.

Gerando Energia Limpa: Usina solar e protótipo de energia eólica

Em parceria com o Laboratório de Engenharia Civil, o UNI-RN tem instalado em suas dependências dois protótipos que buscam despertar o interesse e contribuir com o processo de ensino e aprendizagem nos seus cursos, mostrando os benefícios desse tipo de geração de energia e seus ganhos para o meio ambiente e a sociedade. Foram instalados dois protótipos de geração de energia renovável – placas fotovoltaicas e turbina eólica - no prédio dos Laboratórios de Engenharia Civil, sendo possível ascender um sistema de lâmpadas advindo do sol e dos ventos. Além disso, o UNI-RN instalou em 2021 uma usina solar com objetivo de ampliar a geração de energia através de fontes renováveis. Conta, também, com novos projetos: Estação de tratamento de efluentes compacta, Estação de tratamento de água compacta e Coleta seletiva.

Venha de Bike

O projeto Venha de Bike está sendo lançado em breve na instituição. O UNI-RN instalará três pontos de bicicletários ao longo do seu Campus para que os alunos e docentes que são adeptos ao uso de bicicletas como meio de transporte, possam usufruir de maior conforto e segurança. Além disso, a instituição visa incentivar o uso de meios de transporte de baixo impacto (emissão zero), como é o caso das bicicletas.

Identificação das plantas do campus

A flora do campus do UNI-RN é muito rica e diversificada. Para um melhor conhecimento das nossas espécies, boa parte das plantas existentes no nosso Campus receberam placas de identificação com seus nomes científico e popular.

Eventos Sustentáveis – Selo Evento Neutro

Buscando reduzir os impactos ambientais decorrentes da realização de eventos na instituição, o UNI-RN busca realizar o inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) de alguns de seus eventos durante o ano. O inventário de emissões garante à instituição quantificar seus impactos pelo consumo de energia, geração de resíduos sólidos e uso de transporte para a realização de um evento, permitindo que posteriormente receba uma certificação de evento sustentável, o Selo Evento Neutro, compensando seus impactos ambientais com o apoio a Projetos Sustentáveis que são desenvolvidos na Amazônia. Essa é uma ação em parceria com a empresa Plantis Inteligência em Sustentabilidade e Eccaplan. Eventos que já receberam o Selo Evento Neutro: XVI CONIC, III Seminário de Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade, IV Seminário de Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade e UNI-RN no Parque da Cidade.


VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções