Com a responsabilidade de formar profissionais conscientes e agir em prol da preservação do meio ambiente, o Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) idealizou o Núcleo de Educação e Gestão Ambiental: UNI-RN Sustentável, que visa implantar práticas de ensino e aprendizagem sustentáveis na instituição, gerar resultados positivos para a sociedade em geral, além de promover a gestão ambiental do Centro Universitário.
Por ter uma localização privilegiada – ocupa uma área de 180.000 m², dentro do 2º maior parque florestal urbano do Brasil, o Parque das Dunas –, o UNI-RN é cercado de muito verde, o que o torna um ambiente confortável e acolhedor reiterando o compromisso da instituição em preservar nossa biodiversidade local.
O UNI-RN promove e apoia iniciativas voltadas ao debate e à reflexão com foco na temática ambiental, bem como o engajamento em ações e atividades que promovam o despertar de uma consciência social
ecológica e o desenvolvimento sustentável. O tema sustentabilidade já vem sendo trabalhado no âmbito acadêmico através de seminários, projetos e conteúdos pedagógicos propostos pelas disciplinas curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação, como também no âmbito institucional, com a promoção de campanhas para a redução do consumo de plásticos, incentivo ao consumo consciente de energia e dos recursos hídricos, disponibilidade de pontos de entrega voluntária (PEV’s) de eletroeletrônicos, papel, pilhas e baterias, como também realizando plantios de mudas de espécies nativas no Campus, dentre outras diversas ações.
Para nós, a sustentabilidade é a harmonia do ser humano com o meio ambiente, somando à sua atividade a conservação da natureza e o uso consciente dos recursos naturais, em favor das atuais e futuras gerações.
Os objetivos do Núcleo de Educação e Gestão Ambiental: UNI-RN Sustentável visa desenvolver projetos, atividades, eventos, práticas que permeiam o tripé da sustentabilidade: social, ambiental e econômico, envolvendo sempre os vieses do ensino, pesquisa, extensão e a gestão ambiental da instituição.
No dia 5 de junho de 2015, o UNI-RN recebeu o certificado "Amigo do Parque" em evento ocorrido no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, Natal. O Centro Universitário foi responsável pelas placas de identificação das mais variadas espécies de plantas na área de preservação ambiental, bem como pela identificação das trilhas naturais, que têm por objetivo proporcionar aos visitantes um olhar diferenciado para o ecossistema e alertá-los para a preservação ambiental. Ainda despertam nas pessoas a importância da integração entre homem e natureza.
O UNI-RN firmou parceria desde 2015 com a Natal Reciclagem, empresa natalense de gestão de resíduos sólidos que atua na instituição fazendo a coleta e a disposição final ambientalmente adequada os resíduos eletrônicos e papeis coletados nos EcoPontos instalados no Campus
Buscando contribuir positivamente com as ações ambientais que acontecem pelo mundo, o UNI-RN foi um incentivador e parceiro da ação do Dia Mundial da Limpeza que aconteceu dia 15 de Setembro em mais de 150 países. Aqui em Natal foram recolhidos 13 toneladas de lixo pelo litoral potiguar. O Centro Universitário do Rio Grande do Norte se alegra em ter colaborado com essa ação de impacto global em prol da preservação dos nossos mares e da limpeza do nosso Planeta.
Alunos do curso de Engenharia Civil trabalham em um projeto que prevê o aproveitamento da água proveniente dos aparelhos de ar-condicionado e da chuva para regar plantas e na limpeza de áreas comuns da instituição. A iniciativa abarca todo o Complexo de Ensino Noilde Ramalho, envolvendo a Escola Doméstica de Natal e o Complexo Educacional Henrique Castriciano.
Desenvolvido pelos alunos do curso de Engenharia Civil e Arquitetura, o Projeto Compostagem e Horta Orgânica prevê o reaproveitamento dos resíduos resultantes da poda de árvores, galhos, folhas, grama e plantas para produção de adubo orgânico e fertilização das hortas orgânicas desenvolvidas nas dependências do Complexo de Ensino Noilde Ramalho.
A Casa Ecológica do UNI-RN foi projetada, construída e ambientada por alunos e professores do curso de Engenharia Civil e Arquitetura. Em sua estrutura estão presentes materiais como bambu, portas e janelas reaproveitadas, além de uma tinta orgânica produzida aqui mesmo na instituição.
Mais um projeto que visa promover a redução do desperdício dos recursos hídricos e facilitar a operacionalização das atividades na instituição. O projeto de Automação da irrigação da Horta Orgânica encontrada nas dependências do Complexo de Ensino Noilde Ramalho foi desenvolvido pelos discentes e docentes do curso de Engenharia Civil do UNI-RN e é mais um exemplo da sustentabilidade na prática.
Em parceria com o Laboratório de Engenharia Civil, o UNI-RN tem instalado em suas dependências dois protótipos que buscam despertar o interesse e contribuir com o processo de ensino e aprendizagem nos seus cursos, mostrando os benefícios desse tipo de geração de energia e seus ganhos para o meio ambiente e a sociedade. Foram instalados dois protótipos de geração de energia renovável – placas fotovoltaicas e turbina eólica - no prédio dos Laboratórios de Engenharia Civil, sendo possível ascender um sistema de lâmpadas advindo do sol e dos ventos. Além disso, o UNI-RN instalou em 2021 uma usina solar fotovoltaica com objetivo de ampliar a geração de energia através de fontes renováveis. Conta, também, com novos projetos: Estação de tratamento de efluentes compacta, Estação de tratamento de água compacta e Coleta seletiva.
O projeto Venha de Bike está sendo lançado em breve na instituição. O UNI-RN instalará três pontos de bicicletários ao longo do seu Campus para que os alunos e docentes que são adeptos ao uso de bicicletas como meio de transporte, possam usufruir de maior conforto e segurança. Além disso, a instituição visa incentivar o uso de meios de transporte de baixo impacto (emissão zero), como é o caso das bicicletas.
A flora do campus do UNI-RN é muito rica e diversificada. Para um melhor conhecimento das nossas espécies, boa parte das plantas existentes no nosso Campus receberam placas de identificação com seus nomes científico e popular.
Buscando reduzir os impactos ambientais decorrentes da realização de eventos na instituição, o UNI-RN busca realizar o inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) de alguns de seus eventos durante o ano. O inventário de emissões garante à instituição quantificar seus impactos pelo consumo de energia, geração de resíduos sólidos e uso de transporte para a realização de um evento, permitindo que posteriormente receba uma certificação de evento sustentável, o Selo Evento Neutro, compensando seus impactos ambientais com o apoio a Projetos Sustentáveis que são desenvolvidos na Amazônia. Essa é uma ação em parceria com a empresa Plantis Inteligência em Sustentabilidade e Eccaplan. Eventos que já receberam o Selo Evento Neutro: XVI CONIC, III Seminário de Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade, IV Seminário de Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade e UNI-RN no Parque da Cidade.
Telefone: (84) 3215-2917 - Ramal 2882
E-mail: unirnsustentavel@unirn.edu.br
E-mail: mariananunes@unirn.edu.br
Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdos e melhor sua experiência ao navegar pelo nosso site. Para obter mais informações, confira nossa Política de Privacidade.