O Centro Universitário UNI-RN promoveu, na última sexta-feira (02), a primeira etapa do Ciclo de Palestras focado em Diversidade Racial e de Gênero. O encontro, exclusivo para colaboradores da instituição, foi realizado no Espaço Luz e reuniu cerca de 80 participantes, entre funcionários e professores.
Com o tema “Letramento em diversidade e gênero”, a palestra foi conduzida pela advogada Erika Batalha, mestra em Ciências Sociais na subárea de gênero e sexualidade pela UFRN e presidenta da Comissão de Diversidade Sexual e Combate à Intolerância da OAB/RN. A exposição também contou com a participação do advogado Victor Cauã.
Durante o momento de formação, foram abordados conceitos centrais sobre papéis e expectativas sociais de gênero, sexualidade, identidade de gênero, binarismo e pessoas não-binárias. A ação teve um viés educativo e prático, focado na rotina acadêmica, instruindo o corpo docente e técnico sobre o uso adequado da linguagem, a aplicação de pronomes, a importância do respeito ao nome social e as abordagens corretas em sala de aula para prevenir e evitar o bullying e constrangimento.
A dimensão jurídica também foi detalhada, com uma explanação sobre a legislação vigente, incluindo leis, decretos e portarias que garantem os direitos da população LGBTQIAPN+. Além disso, foram discutidas as responsabilidades da instituição no enfrentamento e combate a preconceitos e atitudes homotransfóbicas.
Este foi o primeiro de dois encontros que compõem o evento. O Ciclo de Palestras terá continuidade na próxima sexta-feira, dia 09 de outubro, às 11h, focado no tema “Diversidade Racial”, que será ministrado pela advogada Mikaelle Costa.



-
Clínicas Integradas do UNI-RN abrem vagas para acolhimento psicológico
-
Curso de Arquitetura e Urbanismo do UNI-RN promove maratona prática de 40 horas em outubro
-
10ª edição do Altas Horas de Papos Contábeis discute transformações no mercado e celebra Dia do Contador
-
Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens UNIRN – 2º SEMESTRE 2026