• -A
  • +A

Nova especialização evidencia práticas em academias

Uma boa notícia para os profissionais de Educação Física que atuam em academias de Ginástica ou como personal trainer e quer aprofundar os conhecimentos especificamente nessas áreas. A partir de abril, o Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) vai oferecer um novo curso de pós-graduação, a Especialização em Práticas Corporais de Academia e Treinamento Individualizado. A especialização vai atender a uma demanda de mercado local, em função do crescente aumento do número de estabelecimentos que oferecem essas atividades.

O curso está estruturado em 20 módulos, sendo um a cada mês, totalizando 360 horas/aula. A abertura do curso será feita, no dia 25 de abril, pelo professor Jefferson Novaes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), autor de vários livros e artigos científicos sobre atividades em academia. A aula magna ocorrerá no UNI-RN a partir das 19h. Jefferson Novaes também será o instrutor do primeiro módulo da especialização.

“Tentamos organizar um curso que ofereça ao profissional que já atua nessa área a a oportunidade de incrementar a formação com conhecimentos específicos na área de fitness, wellness e treinamento individualizado. Mas, a especialização também pode ser aproveitada por quem se formou e deseja ter conhecimento mais aprofundado nesses temas”, explica o coordenador das pós-graduações em Educação Física.

A especialização vai abordar conteúdos diferenciados dos já são vistos na graduação. Na grade do curso, há disciplinas, como Treinamento Funcional, um tipo de modalidade em que o condicionamento físico é feito a partir das necessidades do dia a dia do aluno, buscando um fortalecimento muscular global. Por exemplo, se o aluno foi um surfista ou lutador, serão trabalhados os músculos normalmente envolvidos especificamente em cada uma dessas práticas esportivas. Também compõem a parte específica do curso as disciplinas Metodologia da Ginástica, Metodologia do Exercício Localizado, Metodologia do Ciclismo Indoor e Metodologia do Step.

Logo do Whatsapp