O Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) estará muito bem representado no XXVI Congresso Brasileiro de Anatomia, que será realizado entre os dias 29/09 e 02/10, em Curitiba, capital do estado do Paraná, através de cinco trabalhos científicos já selecionados pela Comissão Científica do evento.
Os projetos são realizados por alunos-monitores da disciplina de Anatomia Humana e por alunos bolsistas de iniciação científica (bolsas PIBIC/CNPq) e Institucional, sob a orientação do professor André Davim.
Participam do congresso os alunos-monitores: Edmilson Gomes (Fisioterapia), Cíntia Lima (Fisioterapia), Monique Aguiar (Fisioterapia), Ravel Marinho (Fisioterapia) Priscilla Fonseca (Fisioterapia), Maria Luiza (Enfermagem), Natália Crislly (Enfermagem) e os bolsistas de iniciação científica: Sabrina Ingrid (Educação Física/bacharelado) e Laíse Trindade (Nutrição).
Dos cinco trabalhos científicos a serem apresentados durante o encontro em Curitiba, dois são realizados pelos monitores da disciplina e os outros três, pelos alunos bolsistas da base de pesquisa coordenada pelo professor de Anatomia Humana do UNI-RN, André Davim, com a cooperação do professor Diego Filgueira.
Os trabalhos, a serem apresentados nos formatos “tema livre” ou “pôsteres”, abordam:
· Potencial anti-inflamatório de sistemas microemulsionados em modelo experimental de lesão muscular;
· Avaliação da propriedade anti-inflamatória do chá verde em modelo animal de sepse;
· Análise comparativa da eficiência de métodos didáticos aplicados no processo de ensino/aprendizagem da anatomia humana;
· Avaliação do potencial hepatotóxico do óleo de rã-touro puro e em microemulsão em modelo experimental;
· Glândula submandibular acessória: implicações anatômicas e clínicas – relato de caso.
O XXVI Congresso Brasileiro de Anatomia é uma promoção da Sociedade Brasileira de Anatomia. Ao final dos trabalhos, haverá assembleia da Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA), na qual será divulgado o resultado das eleições para a nova diretoria executiva da SBA – gestão 2014-2018. O professor André Davim concorre a um dos cargos.
-
UNI-RN oferece atendimento psicológico para estudantes e funcionários
-
Professor do UNI-RN participa da COP30 e destaca impacto das discussões climáticas para a formação acadêmica
-
Ancestralidade, memória e resistência movimentam discussão sobre saúde mental no UNI-RN
-
Palestra no UNI-RN destaca integração entre saúde e assistência social para reduzir vulnerabilidades