• -A
  • +A

Professor de Arquitetura e Urbanismo do UNI-RN publica artigo sobre a formação histórica de Natal

O professor do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNI-RN, Yuri Simonini, integra a recém-lançada 104ª edição da Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) com o artigo “Entre xarias e canguleiros: centralidade urbana, poder e projetos de cidade em Natal (séculos XIX–XX)”. A publicação já pode ser adquirida na sede do Instituto, com renda total revertida para a Casa da Memória.

Em seu texto, o pesquisador e sócio do IHGRN analisa o deslocamento da função de “centro” entre a Cidade Alta e a Ribeira, os bairros mais antigos da capital potiguar. O estudo demonstra como, entre os séculos XIX e XX, a centralidade urbana deixou de ser apenas comercial e as mudanças espaciais tornaram-se um instrumento de poder, moldando a cidade conforme os interesses das elites dirigentes.

O espaço dado a essa área de pesquisa reforça o papel da Revista do IHGRN no cenário acadêmico e literário. Trata-se da publicação periódica mais antiga em circulação contínua no Rio Grande do Norte, uma fonte que reúne estudos dedicados à história, à memória e à cultura do estado.

Professor Yuri Simonini (Acervo Pessoal).
Logo do Whatsapp