• -A
  • +A

Grupo de Estudo em Cannabis Terapêutica do UNI-RN realiza encontro inaugural

O Grupo de Estudo em Cannabis Terapêutica do UNI-RN (GECANN) realiza nesta quinta-feira, às 14h30, no auditório central do campus, o encontro inaugural do projeto. O debate inicial tem como tema Uso terapêutico da Cannabis: por que e para quem?. O momento é gratuito e aberto ao público. Interessados podem realizar a inscrição na hora do evento ou no Sisuni (Sistema interno do UNI-RN). A docente Ketsia Bezerra, coordenadora do grupo, estará palestrando.

 Serão abordados o panorama histórico do uso medicinal da planta e os conceitos fundamentais sobre o sistema endocanabinoide, importante aliado da regulação e equilíbrio de uma série de processos fisiológicos no corpo humano. Além disso serão discutidas as principais aplicações dos produtos derivados da Cannabis e suas formas de obtenção.

Aline Nobre, estudante de nutrição e participante do grupo, conta que a temática tem ganhado crescente destaque na nutrição devido aos seus potenciais benefícios no tratamento e controle de diversas condições de saúde. “Os compostos presentes na planta, como os canabinoides, têm mostrado propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antioxidantes que podem ajudar a melhorar a absorção de nutrientes e o equilíbrio metabólico. No contexto nutricional, a Cannabis pode ser útil no manejo de doenças crônicas, como artrite, síndrome do intestino irritável e distúrbios alimentares, além de auxiliar no alívio de sintomas como náuseas, perda de apetite e distúrbios digestivos. Sua aplicação controlada e monitorada também pode promover a melhoria da qualidade de vida de pacientes que buscam alternativas naturais para o controle de condições relacionadas à alimentação e ao metabolismo”, afirma.

Acompanhe o GECANN no Instagram.

Logo do Whatsapp