Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
Profª. Camila Furukava
arquiteturaeurbanismo@unirn.edu.br
Doutora em Arquitetura e Urbanismo, UFRN - 2018;
Mestre em Arquitetura e Urbanismo, UFRN;
Arquiteta e Urbanista, UFRN e;
Tecnóloga em Construção Civil, CEFET.
- Horário de funcionamento: Matutino (7h às 11h45);
- Vagas: 60 vagas anuais;
- Tempo de integralização: mínimo de 5 anos (10 semestres);
- Carga horária total: 3.640 horas;
Whatsapp - (84) 30264005
Instagram - @arquitetura_unirn
E-mail -arquiteturaeurbanismo@unirn.edu.br
Clique aqui para conhecer os professores.
Resolução nº 001/2016-Consuni/UNI-RN
Portaria nº 02/05/2022, publicada no D.O.U de 04/05/2022.
Formar profissionais de nível superior em Arquitetura e Urbanismo, com qualidade, por meio de ações inovadoras, para o desenvolvimento da sociedade. Com base nisto, formar profissionais generalistas alinhados a demandas locais, metropolitanas e regionais, capazes de atuar e colaborar com um maior leque de atribuições da arquitetura e urbanismo, segundo as demandas do mundo de trabalho e da própria arquitetura, do urbanismo, conforme a lei federal n° 12.378/2010; Mobilizar estratégias de ensino atualizadas e inovadoras que estimulem simultaneamente o conhecimento teórico, empírico e experimental, combinando o uso de tecnologias digitais, ateliês, laboratórios e vivências; Promover integração curricular horizontal e vertical que trabalhem habilidades, competências e atitudes transdisciplinares, resultando em produtos educacionais materializados, construidos com base em demandas reais; Trabalhar com equipes transdisciplinares e temas transversais na produção técnica com sólido embasamento teórico e prático, compreendendo o conhecimento como elemento dinâmico, o que demanda a contínua capacitação; Colaborar para a melhoria da qualidade de vida nos assentamentos humanos e da valorização e conservação do patrimônio socioambiental e cultural, trabalhando a arquitetura e o urbanismo como instrumentos de atuação e de transformação social e cultural; Impulsionar a produção científica.
O perfil do egresso é um profissional generalista, dinâmico e competente, capaz de analisar, planejar, projetar, intervir e construir, tendo em vista a compreensão e a tradução das necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades de maneira criativa, com domínio tecnológico, exercendo sua prática com sólido embasamento técnico-científico, visão crítica, empatia, valorização e conservação do patrimônio construído, socioambiental e cultural, preparado para o exercício pleno da cidadania e de suas atividades no mercado de trabalho, pautado pelo respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente.
Um profissional com sólida formação generalista, autonomia, proatividade, sensível às necessidades dos indivíduos, dos grupos sociais em todos os contextos, assim como, solidário no exercício da cidadania; Resiliente e colaborativo no trabalho em equipes, na compreensão de processos e tomada de decisões com visão integrada nas diversas áreas de sua competência; Atuante de maneira ética e sustentável com os conhecimentos técnicos e com as novas tecnologias; Que trabalha de maneira consciente com os bens socioambientais, paisagem, patrimônio cultural e tecnológico, comprometido com a conservação e valorização do patrimônio construído e natural; Que busca constantemente capacitação, transformação e inovação para sua prática profissional; Com amplo domínio do processo de projeto e dos aspectos técnicos da profissão; crítico, reflexivo, criativo, transdisciplinar, empático as demandas sociais, empreendedor e inovador nas questões relacionadas ao seu fazer profissional; capaz de atuar em diferentes contextos sociais, econômicos, culturais e ambientais.
Conforme Lei 12.378/2010 que regulamenta a profissão do Arquiteto e Urbanista. O arquiteto formado poderá atuar com: Arquitetura e Urbanismo, concepção e execução de projetos; Arquitetura de Interiores, concepção e execução de projetos de ambientes; Arquitetura Paisagística, concepção e execução de projetos para espaços externos, livres e abertos, privados ou públicos, como parques e praças, considerados isoladamente ou em sistemas, dentro de várias escalas, inclusive a territorial; Patrimônio Histórico Cultural e Artístico, arquitetônico, urbanístico, paisagístico, monumentos, restauro, práticas de projeto e soluções tecnológicas para reutilização, reabilitação, reconstrução, preservação, conservação, restauro e valorização de edificações, conjuntos e cidades; Planejamento Urbano e Regional, planejamento físico-territorial, planos de intervenção no espaço urbano, metropolitano e regional fundamentados nos sistemas de infraestrutura, saneamento básico e ambiental, sistema viário, sinalização, tráfego e trânsito urbano e rural, acessibilidade, gestão territorial e ambiental, parcelamento do solo, loteamento, desmembramento, remembramento, arruamento, planejamento urbano, plano diretor, traçado de cidades, desenho urbano, sistema viário, tráfego e trânsito urbano e rural, inventário urbano e regional, assentamentos humanos e requalificação em áreas urbanas e rurais; Topografia, elaboração e interpretação de levantamentos topográficos cadastrais para a realização de projetos de arquitetura, de urbanismo e de paisagismo, foto-interpretação, leitura, interpretação e análise de dados e informações topográficas e sensoriamento remoto; Tecnologia e resistência dos materiais, dos elementos e produtos de construção, patologias e recuperações; Sistemas construtivos e estruturais, estruturas, desenvolvimento de estruturas e aplicação tecnológica de estruturas; Instalações e equipamentos referentes à arquitetura e urbanismo; Conforto Ambiental, técnicas referentes ao estabelecimento de condições climáticas, acústicas, lumínicas e ergonômicas, para a concepção, organização e construção dos espaços; Meio Ambiente, Estudo e Avaliação dos Impactos Ambientais, Licenciamento Ambiental, Utilização Racional dos Recursos Disponíveis e Desenvolvimento Sustentável
Valor integral: R$ 1.939,05
Valor com bolsa: a partir de R$ 738,00*
* Bolsas concedidas somente às matriculas realizadas em 2025.1
* Valores condicionados ao vencimento (05 de cada mês).
* Consultar condições pelo WhatsApp: (84) 3215-2917
Estrutura física: Um bloco de aulas e laboratórios novinho, acessível, ventilado naturalmente por meio de amplas janelas e portas, com elevada taxa de renovação do ar e possibilidade de uso de ar condicionado. Um campus cheio de verde, flores e locais humanizados para trabalhar com afeto e saúde seu aprendizado.
Laboratórios especializados; sala de aula multi utilitária; sala de informática com programas atualizados – AutoCAD, REVIT, Sketchup, GIS, dentre outros; sala de artes, uma horta orgânica, com compostagem.
Construção de um produto educacional materializado por semestre, com integração horizontal, vertical e transversal dos saberes, que responde a demandas existentes e reais.
Extensão curricularizada com destaque de nossa história para:
Parceria com a Casa Cor, colocando os alunos em contato direto com os melhores escritórios do Estado.
O Desafio de 40h de Projeto arquitetônico, urbanístico ou paisagístico de alcance social que aproxima os alunos do planejamento e da gestão de equipes e projetos, além de ter um retorno à sociedade, aproximando a inovação das práticas de ensino e de mercado de trabalho. As simulações de audiência pública para melhoria da defesa do projeto.
O Lentes Urbanas – grupo de estudo e iniciação científica de alunos de Arquitetura, Engenharia, Direito, Educação Fisica e Psicologia, com orientação docente.
O Clube do Livro, no primeiro semestre do Curso, que visou ampliar o leque de leituras e argumentação dos alunos, além de fomentar a iniciação científica.
Parceria com projetos de extensão com outras instituições, visando uma rede de trabalho. A exemplo da parceria com a UFRN em Plano Diretores e com o IFRN, em novas tecnologias - Building Information Modeliing – BIM”.
O Rodadas de WebinARQ que surge para trabalhar temas transversais e interdisciplinares ao Curso e ao mundo do trabalho do arquiteto e urbanista, trazendo alunos, professores, profissionais arquitetos e de outros saberes, assim como sociedade e mercado para um diálogo mais amplo sobre arquitetura.
Metodologia de ensino-aprendizado inovadora. A partir do trabalho com ensino aprendizado de maneira integrada horizontal, vertical e transversalmente.
Núcleos de suporte ao aluno e coordenação humanizadas e com personalização no atendimento ao aluno; capacitações em novas tecnologias; trabalho integrado com outros cursos do UNI-RN.
Sala de aula estendida para a cidade, as obras, os espaços de patrimônio, espaços especiais, dentre outros (visitas técnicas, visitas a escritórios, parcerias com eventos da área).
Espaço para os aluno construírem com autonomia sua formação, encontrando no UNI-RN portas para serem abertas e caminhos para serem trilhados.
Vasta abertura dos campos de estágio para alunos e de trabalho para egressos.
Atividade obrigatória do Curso de Arquitetura e Urbanismo atendendo a Resolução N.11, sendo um componente da Matriz Curricular. Deve contemplar um trabalho realizado individualmente, sob orientação de um professor Arquiteto, com aprovação condicionada a uma banca composta pelo orientador do trabalho, um professor interno ao UNI-RN e um arquiteto, convidado externo ao UNI-RN.
Atividade obrigatória do curso atendendo a Lei N.11788, só devendo ser iniciado por alunos que tenham concluído o quarto ano do curso de Arquitetura e Urbanismo, sendo realizada a aprovação do aluno com o parecer favorável do supervisor do estágio da empresa onde se efetuou o estágio, com a comprovação pelo professor da disciplina de Estágio Supervisionado do cumprimento da carga horária mínima exigida (540 h), com participação do aluno ou aluna de, no mínimo, 75% de frequência das aulas teóricas e com a apresentação ao professor da disciplina de Estágio Supervisionado do relatório final do estágio, no prazo definido pela coordenação do curso.
As atividades complementares, orientadas pela Resolução 15/2018 do CONSUNI/UNI-RN, são práticas acadêmicas que têm por objetivo diversificar o processo de ensino-aprendizagem, propiciando vivências significativas por meio da participação do estudante em espaços de formação social, humana, cultural, articulando teoria e prática, contribuindo, assim, para sua formação profissional e cidadã, bem como a compreensão ampla dos processos históricos, culturais e sociais.
São consideradas atividades complementares para efeito de integralização curricular as ações de ensino, extensão e pesquisa, por meio da iniciação científica, extra sala de aula, presenciais e/ou à distância, devidamente comprovadas com certificados.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")