• -A
  • +A

Egressa de Psicologia do UNI-RN é aprovada em concurso público

A egressa Carolina Araújo da Costa, do curso de Psicologia do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), foi aprovada e convocada no concurso público da Prefeitura de Macau/RN.

A psicóloga conta que sua preparação para estudos de concurso aconteceu desde o começo da graduação, pois esse já era um objetivo que tinha em mente.Desde o início, eu sabia que queria passar em um concurso público. Como estava no 5º e último ano da graduação em Psicologia, precisei ajustar minha rotina para conseguir conciliar os estudos para o concurso, as demandas da universidade, o estágio obrigatório e minha vida pessoal. Tentei me dedicar de forma equilibrada a cada parte, respeitando meu tempo e limites. Foi um desafio, mas cada passo me aproximava do meu objetivo”, relembra.

Carolina Araújo relata que a UNI-RN teve um papel fundamental na sua trajetória profissional e que foi determinante para a aprovação no concurso. “Contar com um ambiente propício para o aprendizado, com espaços adequados para estudos e práticas, foi essencial para o meu desenvolvimento acadêmico. Além disso, a qualificação dos professores fez toda a diferença: profissionais experientes, comprometidos e engajados no ensino contribuíram significativamente para a minha formação”, explica.

A egressa também foi bolsista integral do Programa Universidade para Todos (ProUni). De acordo com ela, a iniciativa governamental reforça a importância de políticas públicas voltadas para a democratização do acesso ao ensino superior. “Em um país onde estudar ainda é um privilégio para poucos, programas como o ProUni demonstram que a educação pode ser um verdadeiro instrumento de transformação social. Afinal, educação não deveria ser um privilégio, mas um direito garantido a todos”, defende.

Carolina lembra com carinho e gratidão dos docentes do curso de Psicologia, em especial, a professora Dra. Maria Fernanda Cardoso. “Ela se tornou uma grande inspiração e referência para mim ao longo da graduação. A experiência, gentileza e dedicação sempre me tocaram profundamente. Com um olhar atento e humano, ela não apenas compartilhou conhecimento, mas também me ensinou, pelo exemplo, a importância e o compromisso com uma Psicologia crítica, social e ética. Sou imensamente grata por ter tido a oportunidade de aprender com alguém tão especial”, diz.

Agora formada, com experiência profissional e concursada, Carolina deixa um conselho para os calouros e aqueles que desejam cursar Psicologia. “A Psicologia é fascinante, sim, mas também exige muito estudo, comprometimento ético e um olhar crítico para a realidade. Nem sempre será fácil e em muitos momentos, você vai se pegar questionando as limitações do campo e até o próprio sistema que rege a profissão. Aproveite cada disciplina, mesmo aquelas que parecem distantes do que você imagina para o seu futuro. Tudo se conecta de alguma forma. Leia além do que é exigido, busque autores que ampliem sua visão e, principalmente, não tenha medo de questionar. A Psicologia que apenas repete teorias sem reflexão crítica pouco contribui para a transformação social. Construa uma prática baseada na ciência, em uma Psicologia crítica, ética, social, antirracista, anticapacitista e verdadeiramente comprometida com a realidade dos sujeitos”, motiva.

Ainda, ela incentiva a aproveitar ao máximo todos os benefícios oferecidos pelo UNI-RN. “Busque estágios extracurriculares, participe de congressos, envolva-se com pesquisa e projetos de extensão. Essas experiências não só aprofundam seu conhecimento, mas também colocam você em contato com diferentes realidades e formas de atuação, ajudando a construir sua identidade profissional”, sugere.

E conciliado a rotina de estudos, o estudante precisa também priorizar a saúde mental. “E, por fim, cuide de você. O curso nos ensina muito sobre o outro, mas, muitas vezes, esquecemos de olhar para nós mesmos. Construir-se como psicólogo passa também por entender suas próprias dores, limites e potencialidades”, conclui.

Egressa Carolina Araújo da Costa, aprovada e convocada no concurso público da Prefeitura de Macau/RN.

Logo do Whatsapp