2° dia de UNISIM é marcado por comitês em crise e intensas discussões - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Institucional
  • 2° dia de UNISIM é marcado por comitês em crise e intensas discussões

Notícias

2° dia de UNISIM é marcado por comitês em crise e intensas discussões
12.08.2016

Representantes de vários países estão circulando pelos corredores do UNI-RN, isso porque a manhã dessa sexta-feira (12) foi de mais debates nos comitês nacionais e internacionais da X Simulação Inter Mundi do UNI-RN.

No total estão sendo simulados seis comitês, dentre eles, dois voltados aos estudantes do Ensino Médio. Segundo Giovanni Lucas, 16, estudante do ensino médio de uma escola particular de Natal e membro da delegação do Rio de Janeiro no Fórum Executivo de Governadores Brasileiros (FEGB), as discussões são muito enriquecedoras principalmente por abordar o âmbito político e social do Brasil. “Questões como essas são sempre bem vindas e o mais interessante é porque você observa como acontece no dia a dia e aqui pode participar de decisões políticas reais”, explica o estudante.

Os comitês destinados aos estudantes da graduação também estão tendo momentos intensos. Nessa manhã já aconteceu a primeira crise na Corte Distrital de Jerusálem (CDJ), que se passa no ano de 1961 e trata do julgamento do nazista Adolf Otto, acusado do extermínio de cerca de seis milhões de judeus no período da Segunda Guerra Mundial.

Outro comitê simulado é a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), ele reúne 23 países e já na primeira sessão receberam a notícia de um bombardeio em uma zona residencial na Líbia. As delegações logo iniciaram debates a fim de encontrar medidas que solucionem as consequências desse ataque.
 
Bárbara Moura, 25, é delegada da Croácia na OTAN, essa é sua primeira simulação como delegada e diz estar empolgada com as discussões, ela pensa até em continuar nessa área do direito. “Estou no fim do curso pagando a disciplina de Direito Internacional. A simulação ajuda bastante porque estou vendo realmente como ele é aplicado na prática, agora penso até em investir nesse ramo”, disse a aluna.

A X Simulação Inter Mundi ocorre de 10 a 13 de agosto. O evento simula os comitês universitários: Corte Distrital de Jerusalém (CDJ), Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). E os voltados a estudantes do Ensino Médio: Comitê de Imprensa Internacional (CII), Fórum Executivo dos Governadores Brasileiros (FEGB) e o Tribunal Penal Militar Internacional (TPMI) – Tribunal de Nuremberg.

A Simulação Inter Mundi é o projeto pioneiro de simulação de organismos internacionais, dentre as instituições privadas de ensino superior do Nordeste brasileiro – sendo organizada pelos discentes e apoiada pelos corpos administrativo e docente. Visando como público os estudantes universitários e de Ensino Médio, a UNISIM-RN proporciona aos seus participantes um ciclo de discussões acerca dos temas de relevância mundial, através da simulação de comitês específicos, contendo delegações a serem representadas e seus respectivos posicionamentos sócio-políticos defendidos. Sob a ótica dessa representatividade fictícia, os delegados (ou participantes) têm a seu dispor experiências diante do desenvolvimento teórico, argumentativo, logístico, social e acadêmico (a exemplo da redação de documentos oficiais), agregando conhecimentos importantes ao exercício profissional futuro.


VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções