Notícias
5ª Mostra de Dança reúne principais companhias no UNI-RN
12.06.2013
Uma parte do repertório da companhia natalense Gira Dança será apresentada no palco do Centro de Convivência Clara Camarão, no campus do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN). O grupo deve abordar a temática da última turnê ‘Proibido Elefantes’, que fala do olhar como via de acesso, porta de entrada e saída de significados. Mas a companhia coleciona outros espetáculos consagrados, como ‘Alguém que não eu pra falar de mim’, ‘Sobre Todas as Coisas’, ‘A Cura’ e ‘O Jardim das Rosas Amarelas’, que também podem ser explorados pelos dançarinos.
O Gira Dança é apenas um dos nove grupos e companhias que passarão pelo palco na 5ª edição da Mostra de Dança do UNI-RN, promovida pelo curso de Bacharelado em Educação Física. O evento será realizado na próxima sexta-feira (14), a partir das 19h, e a entrada é gratuita. Também participam da mostra o Grupo de Dança Parafolclórico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Grupo de Dança da UFRN, a Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão, o Grupo de Dança do Sesc e a Academia de Dança de Salão Anderdança. O clássico também terá destaque com o grupo de balé da professora Simone Feitosa e a Escola de Balé Maria Cardoso.
A Mostra de Dança visa passar ao público um panorama dessa arte, integrando as diferentes formas de dança e pesquisas. Nesta edição, o evento homenageará os grandes mestres da dança da cidade de Natal, como Anderson Farias, Anderson Leão, Wanier Rose, Karenine Porpino, Larissa Marques, Samaroni Rezende, Charles Sales, Dimas Carlos, Maésia Mendes, Solange Gambeira, Teodora Alves, Simone Feitosa, Artur Garcês, Ana Tereza, Anísia Marques, Petrúcia Nobrega, Maria Cardoso e Fátima Sena.
Esses expoentes da dança estarão retratados em uma exposição com banners que contam a trajetória desses profissionais que formam talentos e exibem na dança o potencial artístico de grupos e companhias da cidade. A exposição foi elaborada por universitários do segundo ano da graduação, dentro da disciplina Metodologia da Dança, ministrada pelo professor Edeilson Matias. Uma equipe de cinco professores julgará o melhor trabalho, que será reconhecido com um troféu para o artista da pesquisa vencedora. A intenção é apresentar aos participantes as peculiaridades na pesquisa, na vivência e na apreciação dos espetáculos dos grupos e companhias de danças da cidade.
Fotos: Cia Gira Dança (espetáculo Proibido Elefantes)
VOLTAR