Notícias
Ética, educação e tolerância foram temas debatidos na palestra de abertura do Congresso
25.10.2007
Na noite dessa quarta-feira, 24, teve início a sétima edição do Congresso de Iniciação Científica da FARN. São quatro dias dedicados à exposição dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos alunos. Na abertura, o reitor Daladier da Cunha Lima ressaltou a qualidade dos trabalhos como também o número de pesquisas: quase 500, indicador relevante até nas faculdades de âmbito nacional.
Porém, a estrela da noite foi o palestrante Markus Figueira, chefe do Departamento de Filosofia da UFRN, que ministrou a conferência de abertura do Congresso, debatendo o tema ‘Educação, Ciência e Tecnologia na Construção da Paz’. Com o auditório lotado, o filósofo fez questionamentos a respeito da ética, da moral e da intolerância no convívio entre as pessoas. Ressaltou também o modelo educacional moderno e fez um contraponto com o modelo grego, que visava à formação do indivíduo para o convívio em sociedade e que poucas instituições continuam a empregar.
Após a palestra, no Átrio Central, houve o lançamento do volume 5, nº ½ da Revista Científica da FARN. Com novo modelo editorial, a revista passa a contemplar, além dos trabalhos científicos, ensaios culturais. A edição é distribuída gratuitamente à comunidade farniana.
Encerrando a noite, uma apresentação da banda local Seu Zé movimentou os alunos no Clara Camarão.
Nos dias seguintes, haverá exposição dos trabalhos dos alunos nas formas de sessão pôster e comunidade livre, minicursos, exposição do museu de anatomia, de uma realidade em terceira dimensão da FARN, de projetos empreendedores de Administração e Marketing e uma mostra dos projetos de extensão, entre outros.
Fonte: Comunicação FARN
VOLTAR