Os alunos do primeiro ano de Fisioterapia representaram o drama de quem precisa do sistema público no país. Eles fizeram uma encenação nesta sexta-feira, 30, no audiovisual, como parte da avaliação das disciplinas de "Saúde Pública" e "Epistemologia das Ciências". A representação foi inspirada no filme "História da Saúde Pública no Brasil", exibido nas aulas dos professores Ângelo Augusto e Larissa Bastos (Saúde Pública), e José Eduardo (Epistemologia das Ciências).
A peça relata a trajetória da saúde pública no país desde os primórdios, quando ainda eram os curandeiros que faziam a função de médico. O cenário se passa no Rio de Janeiro, e mostra o trabalho do sanitarista e médico Oswaldo Cruz no início do século 20, que coordenou campanhas de erradicação de doenças como a febre amarela e varíola, instituindo a vacina obrigatória, causando grande revolta entre a população.
O Sistema de Saúde evoluiu, e vieram divisões na Saúde, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), a partir do Sistema Único de Saúde, o SUS. Para a aluna Lissa Alves da Hora, o trabalho valeu a pena e serviu de aprendizado. “Além de assistir o filme, podemos fixar o assunto de outra forma, e comparar como era saúde pública antigamente com atualmente”, falou. Os alunos também apresentaram um trabalho escrito sobre assunto.