Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
Reaproveitar o lixo resultante da poda de árvores como adubo orgânico é o objetivo do Projeto Piloto de Compostagem e Horta Orgânica desenvolvido por alunos do curso de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Nutrição do UNI-RN. Durante o XVI Congresso de Iniciação Científica (CONIC) os visitantes puderam conhecer como esse projeto é desenvolvido e experimentar uma sopa de cenoura orgânica, cultivada na horta, feita pelas alunas de Nutrição orientadas pela professora Érika Melo.
A iniciativa é parte da disciplina Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente, e adota o processo da compostagem, que nada mais é do que a transformação de matéria orgânica em adubo orgânico. É considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois trata-se de um processo natural em que microrganismos como fungos e bactérias são responsáveis pela degradação de matéria.
"O resultado desse processo de degradação é um composto orgânico rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais, que pode ser utilizado como adubo em hortas, jardins e na produção agrícola. Devolvendo à terra os nutrientes dos quais ela que precisa e evita o uso de fertilizantes sintéticos", explica o professor Werner Farkatt Tabosa, coordenador do projeto.
O projeto de Compostagem e Horta Orgânica compõe as ações ambientais propostas pelo UNI-RN Sustentável, além dele temos ainda o aproveitamento de água através de fontes alternativas, como chuva e ar-condicionados.
O CONIC foi o segundo evento do UNI-RN a receber selo “evento neutro” da Plantis, empresa que “avalia” o nível de comprometimento dos eventos realizados em qualquer esfera com a sustentabilidade. O primeiro foi a edição 2016 do Seminário "Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade", ocorrido em junho na Instituição.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")