Notícias
Aluna de Fisioterapia representa FARN em Congresso Internacional
04.03.2009
No universo feminino, tratamentos de rejuvenescimento, combate à celulite e bem-estar são assuntos constantes. Contudo, a sociedade ainda possui certa desconfiança nas terapias e métodos anunciados. Para debater o assunto e mostrar aos profissionais brasileiros o que existe de moderno e eficaz no ramo, foi realizado de 5 a 7 de março, na capital mineira, Belo Horizonte, o III Encontro Internacional de Fisioterapia Dermato-Funcional. Nayrane de Farias Silva, aluna do 7º período de Fisioterapia da Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do RN, participou do evento, representando a instituição.
A aluna expôs três trabalhos de pesquisa sobre o combate à flacidez, celulite e estrias, todos na forma de pôster. Nayrane, que já é esteticista e está no último ano da faculdade, provou em suas pesquisas que unir os elementos corretos apresenta resultados satisfatórios. “A pesquisa serviu para ampliar a visão de muitas pessoas, que pensam que tudo é ilusão. Existe um exagero da publicidade, mas pesquisas sérias mostram que é possível ter um bom resultado”, defendeu a aluna.
As pesquisas foram realizadas no ambulatório de Fisioterapia Dermato-Funcional das Clínicas Integradas da FARN. No combate à celulite, foram utilizados cosméticos (cremes redutores, esfoliantes, mobilizadores e firmantes), ultra-som e endermoterapia, um aparelho que faz a linfa circular, num trabalho semelhante à drenagem linfática.
Já na pesquisa sobre a flacidez, também foram usados o ultra-som, cosméticos, o FES, um aparelho que utiliza eletrodos para contração muscular, e exercícios físicos. Por fim, na luta contra à flacidez, Nayrane utilizou um aparelho que reativa as fibras do colágeno adormecido, que dão origem às estrias.
As pesquisas foram realizadas sob a orientação da professora e doutora em Ciências da Saúde, Patricia Froes Meyer, e em parceria com os alunos: Daniel Lima de Góis Medeiros, Tatianne da Silva Alves, Juliana Vital de Paiva, Priscilla Beatriz de Souza Costa e Suellen Costa.
Os três trabalhos foram publicados na revista do Congresso, Kinesia - A revista científica de Fisioterapia Dermato-Funcional.
Fonte: Comunicação FARN
VOLTAR