Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
O estresse causado pelo trabalho é o tema de uma pesquisa acadêmica de duas alunas do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN). Com o título "Análise de risco do desenvolvimento da Síndrome de Burnout em policiais da cidade de Natal", o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) produzido pelas alunas Júlia Dourado Braz e Julyana Kelly da Silva, concluintes de Fisioterapia, busca identificar os principais fatores que contribuem para o surgimento da doença entre PMs e propor um programa de ginástica laboral como prevenção.
A dupla acompanha de perto um grupo de 30 policiais militares do Batalhão de Choque, e já pôde constatar os efeitos do convívio com situações de violência, brutalidade e morte sobre eles. Segundo as estudantes, a patologia compromete o desempenho dos profissionais e também a sua produtividade, fazendo com que eles acumulem frustrações e insegurança.
"Estudar a saúde do policial militar é necessário para compreender quais relações podem se estabelecer entre o trabalho e o seu impacto, tanto em questões psicológicas quanto físicas. Assim é possível propor intervenções que melhorem de maneira ampla a qualidade de vida desses profissionais", explica Júlia.
A síndrome caracteriza-se por sinais e sintomas psicológicos, emocionais, desgaste físico e fadiga. Os policiais com Burnout recorrem à violência e se estressam mais do que o normal, garantem as pesquisadoras.
O professor Robson Alves da Silva, coordenador de Fisioterapia do UNI-RN e orientador do TCC, reitera a importância do estudo. "É um trabalho muito interessante, pois as pessoas têm pouco conhecimento sobre esta doença. Ela acomete profissionais que prestam serviço de assistência a outras pessoas, principalmente policiais, professores e profissionais da Saúde", comenta.
O que é Síndrome de Burnout
A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso. Está intimamente ligada à vida profissional, pois a dedicação exagerada à profissão é uma característica marcante na patologia. O desejo de ser o melhor e sempre demonstrar alto grau de desempenho é outra fase importante da síndrome: o portador de Burnout mede a autoestima pela capacidade de realização e sucesso profissional. É mais comum entre policiais, professores e profissionais da área da Saúde.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")