Alunos de Enfermagem participam de palestras sobre diversidade - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Institucional
  • Alunos de Enfermagem participam de palestras sobre diversidade

Notícias

Alunos de Enfermagem participam de palestras sobre diversidade
10.09.2015

Questões étnico-raciais e de gênero no âmbito da saúde, foi o foco da palestra apresentada aos alunos do 4° período do curso de Enfermagem do UNI-RN, integrando a disciplina “Epidemiologia e Saúde Ambiental”. Com as presenças de Max Müller e Walquíria Dantas, graduandos em psicologia, pesquisadores e militantes LGBT do coletivo TRANSitar, foram discutidas questões sobre a diversidade sexual e de gênero e o tratamento desse público no ambiente clínico do SUS. A diversidade racial e étnica foi explanada pela representante do Movimento Negro e Quilombola, Gizelma Omelê, também tomando como referência o sistema de saúde público.

Mostrando temáticas abordando preconceitos sofridos por gays, lésbicas, bissexuais e transexuais durante o atendimento no SUS, Max Müller citou exemplos de políticas públicas e campanhas nacionais ou regionais de inclusão e combate a esse tipo de discriminação. Um exemplo citado foi o direito ao uso do nome social, ou seja, aquele com o qual a pessoa se identifica, no cartão de atendimento do SUS. Nessa mesma linha, Gizelma Omelê, questionou as relações étnico-raciais na saúde e o preconceito presente também nos profissionais da saúde, tendo em vista o tratamento oferecido à população negra. Fazendo alusão as dificuldades do SUS, ela realizou uma dinâmica em grupo.

VEJA A GALERIA DE FOTOS

Apostar em palestras com temas atuais que irão influenciar na formação acadêmica e profissional dos alunos, é a principal proposta da coordenação do curso de Enfermagem do UNI-RN, coordenado pela professora Rejane Millions. "Queremos despertar nos alunos a visão crítica das políticas públicas para os grupos prioritários, comunidades, movimentos sociais, entre outros", afirma Ana Michelle, professora da disciplina Epidemiologia e Saúde Ambiental, que proporcionou a discussão sobre questões étnico-raciais e de gênero aos seus alunos.


VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções