Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
A campanha de vacinação contra o vírus HPV, promovida pelo Ministério da Saúde, chegou nesta sexta-feira (25) ao UNI-RN. Durante toda a manhã, nas Clínicas Integradas, estudantes do curso de Enfermagem do UNI-RN aplicaram a primeira dose da vacina em alunas da Escola Doméstica e do colégio Henrique Castriciano com idade entre 11 e 13 anos.
Antes de serem vacinadas, as meninas passaram pela chamada "sala de acolhimento", onde preencheram fichas com os dados pessoais e foram informadas sobre a importância da vacinação. Segundo Rejane Millions, coordenadora de Enfermagem, "o procedimento se faz necessário para que a Secretaria Municipal de Saúde tome conhecimento da quantidade de garotas imunizadas". Ainda de acordo com a professora, a vacina é quadrivalente, pois previne quatro tipos de câncer.
Após a vacinação, as estudantes foram encaminhadas para uma sala de repouso, onde ficaram em observação durante 15 minutos. O objetivo era garantir que elas fossem prontamente atendidas caso houvesse alguma reação adversa.
A aluna Jéssica Cela, 11 anos, do Henrique Castriciano, considerou a vacina como "muito simples" e indolor. "Foi muito rápido. Eu nem senti dor. Acho que todas as meninas devem se vacinar", recomenda.
Para que fiquem totalmente protegidas do HPV, as adolescentes precisam tomar mais duas doses da vacina. Uma, daqui a seis meses (em outubro) e a terceira e última em cinco anos (2019).
Alerta
O vírus HPV é o principal causador do câncer de colo do útero, o terceiro mais frequente entre as mulheres, atrás apenas do de mama e do de cólon e reto. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4,8 mil óbitos apenas em 2014.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")