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Para muitos, o Índice de Massa Corporal (IMC) e a Relação Cintura Quadril (RCQ) são medidas que servem apenas para nos dizer que estamos acima do peso e que é hora de procurar uma atividade física. Pois é, todo mundo só pensa no verão, em caber no biquíni ou naquela calça justa, ficar com o corpo “sarado” para andar por aí com a barriga “tanquinho” exposta. É, mas para os alunos do terceiro período do curso de Enfermagem a visão que se tem não é bem esta, não! Estas medidas são indicadores claros de possíveis problemas cardíacos.
Na aula transdisciplinar que estes alunos tiveram na semana passada, as professoras Érika Melo, de Nutrição, e Karine Symonir, de Bioestatística, levaram para sala de aula alguns instrumentos de medição corporal, tais como: balança e fita métrica para aferir circunferência quadril e abdominal, peso e altura.
A partir dessas medidas foram calculados o IMC e RCQ, medidas também utilizadas para a avaliação nutricional. Com isso, os alunos do terceiro período aprenderam a obter um diagnóstico simples, pois além das medidas quantitativas ainda responderam uma ficha simples de avaliação nutricional.
Para finalizar essa primeira etapa da aula prática, os alunos também aprenderam sobre como aferir a pressão sistólica e diastólica, extensão da aula prática da disciplina de Semiologia ministrada pela professora Patrícia Fonseca. “São atividades básicas, mas que farão parte da rotina profissional diária destes futuros enfermeiros. Por isso, quanto mais trabalharmos essas atividades em sala de aula, mas preparados nossos alunos estarão para o desempenho de suas funções no mercado de trabalho”,ressalta Patrícia Fonseca.
No UNI-RN o curso de Enfermagem é coordenado pela professora Rejane Millions Viana Meneses, doutora e mestre em Saúde Coletiva pela UERJ.
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