Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
O uso de tecnologias sustentáveis é, cada vez mais, recorrente no âmbito do racionamento de água e energia elétrica. De olho nisso, alunos do curso de Engenharia Civil do UNI-RN desenvolveram um projeto analisando o custo-benefício da utilização desses recursos, tais como painéis solares, energia eólica e a água da chuva e dos aparelhos de ar-condicionado.
Os estudantes Antônio Luiz Guerra e Aline Barboza foram orientados pelo professor e coordenador de Engenharia Civil Fábio Pereira, e o projeto de extensão sobre o aproveitamento da água da chuva será aplicado no Laboratório de Instalações Prediais instituição. O artigo, "Análise de Tecnologia Visando à Sustentabilidade", escrito pelos discentes, foi apresentado no 12° Congresso Nacional de Meio Ambiente.
Antônio traz em sua pesquisa a reutilização por armazenamento de água da chuva e dos aparelhos de ar-condicionado. Foi constatado que a água obtida desses equipamentos é potável, mas, por não ser tratada, ela será utilizada apenas para regar plantas e fazer a limpeza de áreas comuns.
Já o projeto de Aline teve como foco a análise e utilização do potencial solar em edificações de Natal. Por serem os edifícios os maiores receptores de raios solares, a aluna sugere a troca de alguns componentes dos prédios. Como a área de telhado e os painéis das paredes por placas receptoras de energia solar. Uma alternativa para reduzir os gastos com a energia elétrica.
UNI-RN Sustentável
No UNI-RN, as ações de preservação ambiental são recorrentes. A coleta seletiva é realizada regularmente, assim como o descarte correto do lixo eletrônico - que em junho passado recolheu 228 quilos - e a preservação das espécies nativas da flora brasileira no campus. Além disso, o tema sustentabilidade é sempre debatido durante as aulas e em eventos promovidos pelo centro universitário.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")