Alunos de Nutrição debatem mercado de hortifrutigranjeiro - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Institucional
  • Alunos de Nutrição debatem mercado de hortifrutigranjeiro

Notícias

Alunos de Nutrição debatem mercado de hortifrutigranjeiro
07.05.2014

Alunos da disciplina Economia dos alimentos, do curso de Nutrição do UNI-RN, participaram de um seminário, na manhã desta quarta-feira, 7, no qual se debateu o mercado de hortifrutigranjeiros em Natal e o desperdício/aproveitamento desses produtos na Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa). 

Foram convidados para o debate o gerente comercial da Ceasa, Moisés Caetano Barros; o chefe de monitoramento de resíduos e agrotóxicos do órgão, Gilson Marconi Oliveira;  o coordenador da Central, João Batista; o coordenador do projeto social “Mesa da Solidariedade”, , Veridiano Leocádio,  e Maria Kesia, assistente social do projeto.

O seminário foi realizado em parceria com a Secretaria de Agricultura do Estado e a Ceasa e se insere na grade curricular do referido curso. No mesmo encontro, houve exposição sobre o controle fitossanitário dos hortifrutigranjeiros comercializados em supermercados e feiras livres de Natal.

Segundo o professor Aluísio Alberto Dantas, da disciplina Economia dos Alimentos, e coordenador de Pós-graduação do UNI-RN, além da participação no seminário, os alunos farão uma visita na próxima terça-feira, 13, à Central de Abastecimento, com o objetivo de observar o funcionamento do mercado existente na Central e as medidas de combate ao desperdício dos alimentos comercializados pelos permissionários.

No Rio Grande do Norte, uma pesquisa produzida pelos alunos do curso de Nutrição do UNI-RN no ano passado, apontou que 25% dos alimentos consumidos vão para o lixo. São hortaliças, legumes e frutas que se estragam, na maioria das vezes, por transporte ou armazenamentos inadequados. 

A pesquisa apurou ainda que somente na Central de Abastecimento do RN (Ceasa), maior centro de comercialização de produtos hortifrutigranjeiros do Estado, para cada tonelada de alimentos, 300 quilos são desperdiçados diariamente. O resultado da pesquisa foi apresentado na Feira de Nutrição da instituição acadêmica, a FENUT, em maio daquele ano.


 


VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções