Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
Atentos às temáticas da inclusão e acessibilidade alunos do 2° período do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNI-RN e do 4° período de Educação Física (Licenciatura), receberam na manhã desta quarta-feira (24) a visita de quatro representantes de instituições de apoio a pessoas com deficiência. Dentre eles dois para-atletas de basquete, Eduardo Gomes e Valdemir Tavares (egresso do curso de fisioterapia), Marcos Antônio, vice-presidente da Associação dos Cegos, e Luís Arthur, intérprete de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais).
“O maior obstáculo são as barreiras, não a deficiência”, destacou o para-atleta Eduardo Gomes sobre as principais dificuldades vivenciadas por deficientes físicos diariamente. Outro ponto discutido foi sobre a omissão dos governantes e a falta de conscientização da própria sociedade. Exemplo dado por Eduardo são as vagas de estacionamento reservadas para deficientes sendo ocupadas por pessoas livres de qualquer tipo de dificuldade para de locomover.
Jogador de basquete há 17 anos, Valdemir Tavares, ou Bibi como é mais conhecido, atentou os alunos para a escassez do interesse do público pelo esporte paraolímpico e que essas questões vão além da acessibilidade. “Não são apensa barreiras arquitetônicas, mas de oportunidades, respeito, conhecimento, educação e bom senso”, disse ainda.
Desde o dia 10 de agosto os alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Educação Física estão participando de aulas integradas organizadas pelos professores Giovani Pacheco (Tópicos Avançados I: Acessibilidade) e Marília Rodrigues. No último dia 17, os alunos puderam vivenciar como pessoas com deficiência física encaram diariamente os obstáculos. Por diferentes percursos da instituição, eles simularam cadeirantes, deficientes auditivos e visuais do Centro de Convivência Clara Camarão ao bloco de aulas Terra IV. Antes disso já havia acontecido uma palestra com a professora Carla Ismirna, do curso de Fisioterapia, para entender melhor como são formadas, os tipos e graus de deficiências.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")