Notícias
Alunos do UNI-RN participam de campanha do Hemovida
06.08.2013
Fazer o bem sem ver a quem. Nesta terça-feira (06), os alunos do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) receberam uma visita especial: colaboradores do banco de sangue Hemovida, junto com equipe das Clínicas Integradas, conversaram com os estudantes sobre a importância da doação de sangue, um importante gesto de amor que salva vidas. Toda a comunidade acadêmica, incluindo professores e funcionários, engajou-se na campanha pela vida.
A equipe do Hemovida foi recebida pelo presidente da Liga de Ensino do RN, Manoel de Medeiros Brito, que deu boas-vindas à turma e fez questão de divulgar a ação. O reitor Daladier da Cunha Lima, sempre engajado na campanha de doação de sangue, também abriu as portas da instituição. “Essa parceria com o Hemovida é importante e terá vida longa”, destacou.
Muito mais do que doadores, o Hemovida está em busca de multiplicadores, pessoas que se sensibilizem quanto à importância da doação e repassem a informação para amigos e familiares. “O meio acadêmico é de formadores de opinião e de pessoas que podem divulgar essa campanha. Se você não pode doar, pode ser um divulgador”, convidou o gerente administrativo do Hemovida, Guilherme Luis de Vasconcelos.
Estudante do 8º período de Enfermagem, Fabilene da Silva conta que ainda não é doadora, mas pretende em breve praticar a boa ação. “Só temos a real noção da importância desse gesto quando precisamos. Pretendo divulgar a campanha porque sei que mesmo que você não conheça a pessoa, pode salvar uma vida”. O pensamento é dividido com Ingredh Pimenta, também estudante de Enfermagem, que se engajou e divulgou a parceria do UNI-RN com o banco de sangue. O Hemovida, fundado em 1995, atende em média 800 doadores e realiza 1100 transfusões de sangue e hemocomponentes por mês, salvando vidas e recuperando pacientes.
Além das ações desta quinta-feira, o UNI-RN irá realizar campanhas ao longo de todo o segundo semestre, conscientizando pacientes das Clínicas Integradas e inserindo a doação de sangue nos projetos de extensão da instituição. Doar sangue é, antes de tudo, um gesto de amor a si e ao próximo. Participe da campanha!
Para doar sangue, a pessoa deve estar em boas condições de saúde e obedecer os seguintes requisitos:
- Ter entre 16 e 68 anos (os menores de 18 anos, somente acompanhados do responsável);
- Ter peso igual ou superior a 50 kg;
- Ter pressão arterial normal;
- Ter dormido pelo menos seis horas na última noite;
- Não estar em jejum completo;
- Não ter doado sangue nos últimos 60 dias (se for homem) ou 90 dias (se for mulher);
- Não ter doença cardíaca, pulmonar ou anemia;
- Não estar gripado ou febril;
- Não estar grávida ou ter dado a luz a menos de 6 meses;
- Não estar amamentando;
- Quem não teve hepatite após 11 anos de idade ou doença de chagas;
- Não ter comportamento de risco para AIDS;
- Não ter história prévia recente de doenças sexualmente transmissíveis - DST.
Se você está apto a praticar esse gesto de solidariedade, entre na campanha junto com o UNI-RN e doe vida! O Hemovida fica na Av. Nilo Peçanha, 199 – Petrópolis, 59012-300, próximo ao Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL. Mais informações: (84) 3202-4289.
VOLTAR